Teoria da administração aplicada aos negócios; Dimensões e perspectivas no estudo das organizações; Mudanças e inovação na gestão empresarial do futuro.
Empreendedorismo
78
2
80
-
-
-
-
80
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Leitura e Produção de Textos
78
2
80
-
-
-
-
80
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Gestão de Pessoas e Equipes
78
2
80
-
-
-
-
80
Recrutamento e seleção; elaboração de anúncios; observação de fichas de solicitação de emprego; análise de currículos; montagem de banco de dados; triagem pessoal e profissional; perfil de um cargo; entrevistas; tomada de decisão; integração do novo funcionário; demissão sem trauma; treinamento interno e externo; avaliação de desempenho; processo de feedback.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Formação de Preços nas Empresas
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. S sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos.
Gestão da Qualidade e Produtividade
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos da Qualidade e Produtividade; Gerenciamento da Mudança e Empowerment; Foco em Satisfação do Cliente; Planejamento da Qualidade e Melhoria Contínua; A nova Qualidade Assegurada; Ferramentas para a Melhoria Contínua; Normas da Qualidade e Prêmios.
Psicologia e Comportamento Organizacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos do Comportamento e da Psicologia organizacional; Motivação e sistemas de recompensas; Liderança e a mudança organizacional.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
16
16
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Legislação Trabalhista e Previdenciária
78
2
80
-
-
-
-
80
Direito do Trabalho; remuneração; admissão do empregado e o contrato de trabalho; o afastamento do empregado; férias e 13º salário; rescisão contratual e obrigações trabalhistas. Direito previdenciário; Seguridade social; Origem, Evolução e composição; Princípios constitucionais; Financiamento da seguridade social; Prestações da Previdência Social; Ações previdenciárias; Noções de Previdência Privada.
Administração da Produção
78
2
80
-
-
-
-
80
A revolução industrial e seu impacto sobre a produção industrial. A função produção. História e planejamento industrial. Localização industrial. Instalações industriais. Arranjo físico. Layout de unidade fabril.
Matemática Financeira
78
2
80
-
-
-
-
80
Configuração da HP; operações com datas; porcentagem; variação percentual; percentual do total, lucro e prejuízo; juros simples (Atualização de Dívidas, Hot-Money, etc.); cálculos de factoring (Descontos de Borderô, Cheques, etc.); juros compostos (Poupança e CDB); estudo das taxas (Nominal, Efetiva e Equivalente); empréstimos e financiamentos (Bancários e do Comércio); cobrança (Atualização e Renegociação de Dívidas); vendas (com e sem entrada, pré e pós) e tabela de fatores (criação de Números Índices).
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Administração e Pesquisa Mercadológica
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica do conceito de marketing. Marketing igual a mercadologia. O ambiente empresarial e sua dinâmica mercadológica. Sistemas integrados de marketing (4 A’S e 4 P’S). Sistema de informação de marketing. O planejamento empresarial e o marketing. Planejamento estratégico de marketing. O estudo do comportamento do consumidor. Fatores de maior influência o comportamento do consumidor. Pesquisa de marketing. Pesquisa mercadológica. Fontes de dados. Tipos de pesquisa. Amostras. Planejamento do projeto de pesquisa.
Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Contabilidade Básica
78
2
80
-
-
-
-
80
Noções de comércio e empresas comerciais. Sociedades comerciais. Plano de contas e escrituração de empresas comerciais. Aspectos fiscais da empresa comercial. Operações típicas de empresas comerciais.
Economia
78
2
80
-
-
-
-
80
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Sistemas de Informações Gerenciais
78
2
80
-
-
-
-
80
O valor empresarial dos sistemas de informação. Sistemas de Informação e os objetivos empresariais. Segurança da Informação. Questões éticas e sociais na sociedade da informação. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística
78
2
80
-
-
-
-
80
Elementos conceituais; a posição da logística dentro do processo empresarial; a importância da logística para as empresas hoje; redução de custos através da otimização logística; estudos de casos empresariais, onde a logística representa o diferencial competitivo; problemas de decisão sobre distribuição de mercadoria.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Gestão Estratégica Organizacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução à Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processos de Controle Estratégico e Desempenho. Falhas Estratégicas.
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos
78
2
80
-
-
-
-
80
A importância do projeto na tomada de decisão empresarial. Estrutura e etapas de um projeto. Análise do microambiente (interno) empresarial, notadamente quanto aos pontos fortes e fracos da organização. Análise e identificação de ameaças e oportunidades de mercado enfocando o macro ambiente (externo). Localização e escala do empreendimento. Noções sobre os quadros financeiros do projeto. Análise quantitativa e critérios de decisão.
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
44
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.