O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é um curso que propicia aos alunos formação profissional sólida para que estes possam atuar com ética em ambientes de gestão das organizações tais como: Gerenciamento de Projetos, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Operações, com o desenvolvimento de especializações técnicas.
Formação:
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais está habilitado a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades voltadas à gestão da área comercial, mantendo o domínio das técnicas e dos processos que permitam atender ou até antecipar-se às demandas do mercado, recorrendo a modelos de gestão inovadoras, tendo sempre como condições precípuas a ética e a responsabilidade socioambiental.
Mestre em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Novos Horizontes, especialista em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e graduado em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo . Atualmente é professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística, Metodologia de Elaboração de TCC, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade e Teoria da Administração.
Coordenador Geral da Pós-graduação do UNIARAXÁ.
Gestor e Coordenador do Sistema de Avaliação Net Promoter Score - NPS do Uniaraxá.
Membro nato do Conselho Universitário do Uniaraxá.
Membro do Grupo de Gestão do UNIARAXÁ.
Professor nos Cursos de Pós Graduação em Banco de Dados, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas, Treinamento Personalizado e Liderança e Coaching.
Coordenador dos Cursos de Pós-graduação do Uniaraxá Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Empresarial, Gestão de Projetos e Liderança e Coaching.
Foi Coordenador Adjunto do Curso de Administração e da Empresa Júnior do UNIARAXÁ, atuou ainda como Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ e Facilitador em Curso sobre Atendimento ao Cliente.
ricardomoreira@uniaraxa.edu.br
ricmsf@gmail.com
Teoria da administração aplicada aos negócios; Dimensões e perspectivas no estudo das organizações; Mudanças e inovação na gestão empresarial do futuro.
Empreendedorismo
78
2
80
-
-
-
-
80
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Leitura e Produção de Textos
78
2
80
-
-
-
-
80
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Gestão de Pessoas e Equipes
78
2
80
-
-
-
-
80
Recrutamento e seleção; elaboração de anúncios; observação de fichas de solicitação de emprego; análise de currículos; montagem de banco de dados; triagem pessoal e profissional; perfil de um cargo; entrevistas; tomada de decisão; integração do novo funcionário; demissão sem trauma; treinamento interno e externo; avaliação de desempenho; processo de feedback.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Formação de Preços nas Empresas
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. S sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos.
Gestão da Qualidade e Produtividade
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos da Qualidade e Produtividade; Gerenciamento da Mudança e Empowerment; Foco em Satisfação do Cliente; Planejamento da Qualidade e Melhoria Contínua; A nova Qualidade Assegurada; Ferramentas para a Melhoria Contínua; Normas da Qualidade e Prêmios.
Psicologia e Comportamento Organizacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos do Comportamento e da Psicologia organizacional; Motivação e sistemas de recompensas; Liderança e a mudança organizacional.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
16
16
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Legislação Trabalhista e Previdenciária
78
2
80
-
-
-
-
80
Direito do Trabalho; remuneração; admissão do empregado e o contrato de trabalho; o afastamento do empregado; férias e 13º salário; rescisão contratual e obrigações trabalhistas. Direito previdenciário; Seguridade social; Origem, Evolução e composição; Princípios constitucionais; Financiamento da seguridade social; Prestações da Previdência Social; Ações previdenciárias; Noções de Previdência Privada.
Administração da Produção
78
2
80
-
-
-
-
80
A revolução industrial e seu impacto sobre a produção industrial. A função produção. História e planejamento industrial. Localização industrial. Instalações industriais. Arranjo físico. Layout de unidade fabril.
Matemática Financeira
78
2
80
-
-
-
-
80
Configuração da HP; operações com datas; porcentagem; variação percentual; percentual do total, lucro e prejuízo; juros simples (Atualização de Dívidas, Hot-Money, etc.); cálculos de factoring (Descontos de Borderô, Cheques, etc.); juros compostos (Poupança e CDB); estudo das taxas (Nominal, Efetiva e Equivalente); empréstimos e financiamentos (Bancários e do Comércio); cobrança (Atualização e Renegociação de Dívidas); vendas (com e sem entrada, pré e pós) e tabela de fatores (criação de Números Índices).
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Administração e Pesquisa Mercadológica
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica do conceito de marketing. Marketing igual a mercadologia. O ambiente empresarial e sua dinâmica mercadológica. Sistemas integrados de marketing (4 A’S e 4 P’S). Sistema de informação de marketing. O planejamento empresarial e o marketing. Planejamento estratégico de marketing. O estudo do comportamento do consumidor. Fatores de maior influência o comportamento do consumidor. Pesquisa de marketing. Pesquisa mercadológica. Fontes de dados. Tipos de pesquisa. Amostras. Planejamento do projeto de pesquisa.
Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Contabilidade Básica
78
2
80
-
-
-
-
80
Noções de comércio e empresas comerciais. Sociedades comerciais. Plano de contas e escrituração de empresas comerciais. Aspectos fiscais da empresa comercial. Operações típicas de empresas comerciais.
Economia
78
2
80
-
-
-
-
80
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Sistemas de Informações Gerenciais
78
2
80
-
-
-
-
80
O valor empresarial dos sistemas de informação. Sistemas de Informação e os objetivos empresariais. Segurança da Informação. Questões éticas e sociais na sociedade da informação. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística
78
2
80
-
-
-
-
80
Elementos conceituais; a posição da logística dentro do processo empresarial; a importância da logística para as empresas hoje; redução de custos através da otimização logística; estudos de casos empresariais, onde a logística representa o diferencial competitivo; problemas de decisão sobre distribuição de mercadoria.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Gestão Estratégica Organizacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução à Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processos de Controle Estratégico e Desempenho. Falhas Estratégicas.
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos
78
2
80
-
-
-
-
80
A importância do projeto na tomada de decisão empresarial. Estrutura e etapas de um projeto. Análise do microambiente (interno) empresarial, notadamente quanto aos pontos fortes e fracos da organização. Análise e identificação de ameaças e oportunidades de mercado enfocando o macro ambiente (externo). Localização e escala do empreendimento. Noções sobre os quadros financeiros do projeto. Análise quantitativa e critérios de decisão.
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
44
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.