O curso de Tecnologia em Marketing do UNIARAXÁ é uma formação moderna e abrangente, projetada para atender às necessidades de um mercado dinâmico e em constante evolução. Este curso é ideal para aqueles que buscam desenvolver habilidades práticas e teóricas em marketing, com uma abordagem interdisciplinar que combina metodologias sociais e humanas com tecnologias avançadas de informação.
Formação:
A formação proporcionada pelo curso de Tecnologia em Marketing do UNIARAXÁ prepara os alunos para uma ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho. Eles podem atuar em diversos setores, como indústria, comércio, construção civil e serviços, desempenhando funções que vão desde a gerência de pessoal até a consultoria e análise de mercado. Essa versatilidade torna os profissionais de marketing altamente empregáveis e capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos do mercado globalizado.
Mestre em ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade Novos Horizontes, especialista em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e graduado em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo . Atualmente é professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Logística, Metodologia de Elaboração de TCC, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade e Teoria da Administração.
Coordenador Geral da Pós-graduação do UNIARAXÁ.
Gestor e Coordenador do Sistema de Avaliação Net Promoter Score - NPS do Uniaraxá.
Membro nato do Conselho Universitário do Uniaraxá.
Membro do Grupo de Gestão do UNIARAXÁ.
Professor nos Cursos de Pós Graduação em Banco de Dados, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica de Pessoas, Treinamento Personalizado e Liderança e Coaching.
Coordenador dos Cursos de Pós-graduação do Uniaraxá Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão Empresarial, Gestão de Projetos e Liderança e Coaching.
Foi Coordenador Adjunto do Curso de Administração e da Empresa Júnior do UNIARAXÁ, atuou ainda como Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ e Facilitador em Curso sobre Atendimento ao Cliente.
ricardomoreira@uniaraxa.edu.br
ricmsf@gmail.com
Teoria da administração aplicada aos negócios; Dimensões e perspectivas no estudo das organizações; Mudanças e inovação na gestão empresarial do futuro.
Empreendedorismo
78
2
80
-
-
-
-
80
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Leitura e Produção de Textos
78
2
80
-
-
-
-
80
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Gestão de Pessoas e Equipes
78
2
80
-
-
-
-
80
Recrutamento e seleção; elaboração de anúncios; observação de fichas de solicitação de emprego; análise de currículos; montagem de banco de dados; triagem pessoal e profissional; perfil de um cargo; entrevistas; tomada de decisão; integração do novo funcionário; demissão sem trauma; treinamento interno e externo; avaliação de desempenho; processo de feedback.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
16
16
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Contabilidade Básica
78
2
80
-
-
-
-
80
Noções de comércio e empresas comerciais. Sociedades comerciais. Plano de contas e escrituração de empresas comerciais. Aspectos fiscais da empresa comercial. Operações típicas de empresas comerciais.
Fundamentos de Finanças
78
2
80
-
-
-
-
80
Apresentar ao gestor financeiro as principais funções da Gestão Financeira utilizadas pelas organizações, a partir de um contexto sócio/econômico com o objetivo de capacitar os profissionais financeiros na execução de suas atividades operacionais.
Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico
78
2
80
-
-
-
-
80
Aborda os diferentes tipos de estratégias de marketing, bem como sua diversidade de áreas de atuação, enfoca o planejamento para área.
Gestão de Marcas e Posicionamentos
78
2
80
-
-
-
-
80
Aborda a pesquisa mercadológica, e as estratégias de posicionamento, com segmentação de mercado e viabilidade de produtos.
Comportamento do Consumidor
78
2
80
-
-
-
-
80
Ressalta os conceitos e definições em relação ao comportamento do consumidor; apresenta a gestão de clientes (manutenção, captação e nichos).
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Administração Financeira e Orçamento Empresarial
78
2
80
-
-
-
-
80
Funções da administração financeira. Administração de capital de giro. Fontes de recursos. Instrumentos de Análise Financeira. Risco e Retorno. Métodos quantitativos de Análise de Investimentos (VPL, TIR e PAYBACK). Financiamentos a longo prazo. Sistema orçamentário global.
Gestão de Custos
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos e abrangência dos custos logísticos e suas variáveis, baseadas em atividades aplicadas à logística. Tipos de custo (de entrada, de atividades, financeiras, obsolescência, oportunidade e reversão). Planejamento da gestão de custos logísticos por indicadores de desempenhos (KPi) e suas características.Gestão dos custos (redução dos custos e maximização dos resultados).
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Gestão Estratégica Organizacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução à Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processos de Controle Estratégico e Desempenho. Falhas Estratégicas.
Endomarketing
78
2
80
-
-
-
-
80
Do Marketing ao Endomarketing; Fundamentos do Endomarketing; Motivação pela Informação; Endomarketing como Estratégia de Gestão. Cenários; planejando um Programa de Endomarketing. Ações e Instrumentos de Endomarketing; O Papel do gestor no Novo Ambiente.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Formação de Preços nas Empresas
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. Sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos.
Economia
78
2
80
-
-
-
-
80
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Administração e Pesquisa Mercadológica
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica do conceito de marketing. Marketing igual a mercadologia. O ambiente empresarial e sua dinâmica mercadológica. Sistemas integrados de marketing (4 A’S e 4 P’S). Sistema de informação de marketing. O planejamento empresarial e o marketing. Planejamento estratégico de marketing. O estudo do comportamento do consumidor. Fatores de maior influência o comportamento do consumidor. Pesquisa de marketing. Pesquisa mercadológica. Fontes de dados. Tipos de pesquisa. Amostras. Planejamento do projeto de pesquisa.
Métodos Quantitativos
78
2
80
-
-
-
-
80
Aborda as noções básicas de métodos quantitativos estatísticos, enfatiza a utilização da estatística para pesquisa e gestão.
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
44
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.