• TESTE VOCACIONAL
  • INSCREVA-SE
Serviço Social - DISTÂNCIA
(Bacharelado)
Habilitação Bacharelado

Duração Semestres

O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais competentes e compromissados com sólidos conhecimentos teórico-práticos, lutando pela defesa, garantia e ampliação dos direitos sociais. Com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade capitalista. A formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais, trabalhando sempre pela emancipação humana. Cabe ao profissional o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos ético políticos e metodológicos para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Formação
O curso de Serviço Social busca a formação de profissionais com competência crítica e propositiva para atuar nas várias expressões da questão social, com capacidade de promover o exercício pleno de cidadania, com competências técnicas e ético-políticas para atuar no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Ivana Guimarães Lodi

Coordenador Titular

Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Produtora de material didático para EaD. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi supervisora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - escola salesiana.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018, publicada 10/05/2018Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Ética 78 2 80 - - - - 80
Economia 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Trabalho Profissional I 78 2 80 - - - - 80
Introdução ao Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 30 - 30 - - - - 30

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I 78 2 80 - - - - 80
Teoria Política e Direito 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Estatística 78 2 80 - - - - 80
Antropologia 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 30 - 30 - - - - 30
Ética Profissional e Legislação - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social II 78 2 80 - - - - 80
Política Social I 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 30 - 30 - - - - 30

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Pesquisa Social 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado - - - - - - - 160

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Política Social II 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social III 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 30 - 30 - - - - 30
Estágio Supervisionado - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Administração e Planejajmento em Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social IV 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 30 - 30 - - - - 30
Estágio Supervisionado - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Família, grupos, redes e Relações de Gênero 78 2 80 - - - - 80
Trabalho de Conclusão de Curso 160 - 160 - - - - 160

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Técnicos Operativos em Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 30 - 30 - - - - 30
Trabalho de Conclusão de Curso - - - - - - - 80
Laboratórios utilizados pelo Curso
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação