O Curso de Nutrição visa formar um profissional detentor de um perfil generalista, humanista, ético, crítico e reflexivo, ciente de seu papel social e da realidade econômica, política, social e cultural, deve ter uma conduta profissional comprometida com o direito humano à alimentação e com a saúde individual e coletiva, visando à melhoria da qualidade de vida humana. Os formados na graduação em Nutrição devem ser capazes de aprender continuamente, sendo importante que no curso tenham a oportunidade de aprender a aprender, com responsabilidade e compromisso na sua educação continuada.
Formação:
Formar nutricionistas generalistas, com habilidades e competências para atuação nos diferentes campos da alimentação e nutrição, que, além de atender profissionalmente às expectativas e necessidades locais, estejam inseridos no contexto sócio-econômico e de saúde do país, capazes de como cidadãos estarem comprometidos com os interesses e os permanentes desafios que emanam da sociedade, estabelecendo-se como centro de referência nesta área
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 016/2020 de 27/07/20 Centro Universitário
Origens da cultura. Etnocentrismo e Relativismo. Cultura, sociedade e ideologia. Caracterização e objeto de estudo da Antropologia e da Sociologia Cultural e suas interfaces com o campo da saúde. O processo saúde/doença numa abordagem antropossociológica. Práticas, representações e valores culturais na sociedade contemporânea. Representações sociais do processo saúde/doença. Representações do corpo e sua interface com a saúde e a cultura. Envelhecimento. Representações do corpo na história. O corpo na contemporaneidade. Os processos de comunicação entre a humanidade e sua importância. O desafio das relações humanas com o mundo digital. As várias formas de desigualdade e exclusão. As relações de gênero e seus desafios.
Microbiologia, Parasitologia e Imunologia
0
0
0
-
-
-
-
80
Interação parasito e hospedeiro. Características gerais das bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmintos. Controle de populações bacterianas. Coleta e transporte de materiais. Principais doenças infecciosas e parasitárias quanto à incidência e mortalidade. O sistema imunológico: tecidos linfoides, órgãos linfoides, células e moléculas de defesa. Respostas imunes aos agentes infecciosos. Hipersensibilidades. Autoimunidade. Imunodeficiências. Imunologia dos transplantes e dos tumores. Imunoprofilaxia. Noções de diagnóstico imunológico.
Atividade Complementar
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Leitura e Produção de Textos
78
2
80
-
-
-
-
80
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Bioética, Introdução e Legislação em Nutrição
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo das legislações que regem a profissão de nutricionista. Conduta e ética profissional. Bioética. O nutricionista e o mercado de trabalho. O papel das entidades de classe, Conselho Federal de Nutricionistas; Conselhos Regionais; Sindicato; Federação; Associações.
Bioquímica Aplicada à Nutrição
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo da estrutura, síntese e funções de biomoléculas (ácidos nucléicos, aminoácidos, peptídeos, proteínas, carboidratos e lipídeos). Estuda os nutrientes e a integração do metabolismo através do estudo das rotas bioquímicas envolvidas. Metabolismo de carboidratos, proteínas/aminoácidos e lipídios. Avalia as inter-relações metabólicas entre os órgãos e sistemas/tecidos corporais e o controle hormonal em distintos estados metabólicos, tanto em condições fisiológicas, assim como em condições patológicas.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Nutrição nos Ciclos da Vida
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo das necessidades e recomendações de energia e nutrientes nos diferentes ciclos de vida (gestantes, nutrizes, lactente, pré-escolar, escolar, adolescentes, adultos e idosos), visando à promoção da saúde. Principais problemas crônicos não transmissíveis. Medidas de prevenção e/ou intervenção, sob o ponto de vista nutricional.
Estrutura Celular e Tecidual: anatomia e citologia
70
10
80
-
-
-
-
80
Estudo da morfologia estrutural e aspectos funcionais básicos dos diferentes órgãos e sistemas do organismo humano. Estudo da organização molecular, estrutural e funcional das células do corpo humano.
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Estrutura celular e tecidual: histologia e embriologia
70
10
80
-
-
-
-
80
Estudo das características morfofuncionais dos diferentes tecidos do corpo humano e as fases do desenvolvimento embrionário humano.
Biofísica e Fisiologia
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo dos processos biofísicos e das funções fisiológicas e suas interações na manutenção da homeostase corporal.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Genética e Patologia
70
10
80
-
-
-
-
80
Estudo das bases moleculares e citológicas da hereditariedade, com enfoque nas principais doenças de origem genética. Estuda os mecanismos fisiopatológicos básicos dos processos de adaptação, agressão, defesa e reparo do organismo.
Técnica Dietética
70
10
80
-
-
-
-
80
Conceitos básicos. Seleção e aquisição de alimentos. Pesos e medidas. Procedimentos técnicos relacionados ao preparo de alimentos. Ficha Técnica de Preparação. Conhecer e aplicar técnicas de seleção, preparo e armazenamento de cereais, hortaliças, frutas, leguminosas, bebidas e infusos, laticínios, ovos, carnes, óleos, gorduras e açúcares especiarias e ervas aromáticas
Bromatologia
70
10
80
-
-
-
-
80
Estudo da química e da composição centesimal dos alimentos, bem como da legislação bromatológica. Principais constituintes dos alimentos e valor nutricional; técnicas de análise bromatológica de alimentos.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Nutrição e Dietética
0
0
0
-
-
-
-
80
Estuda os aspectos e recomendações nutricionais para indivíduos (adultos e idosos) e coletividades sadias. Requerimentos, recomendações e determinação de energia e macronutrientes. Guia Alimentar Brasileiro. Pirâmide Alimentar Brasileira. Tabelas de composição de alimentos. Estrutura e cálculo de cardápios. Análise sensorial e da composição de cardápios.
Microbiologia de Alimentos
70
10
80
-
-
-
-
80
Introdução ao estudo da microbiologia dos alimentos. Nutrição de microorganismos. Fatores responsáveis por doenças microbianas de origem alimentar. Alterações químicas causadas por microrganismos. Microorganismos deteriorantes de alimentos. Princípios gerais de preservação de alimentos. Microrganismos patogênicos de importância em alimentos. Infecções e intoxicações alimentares. Segurança alimentar relacionada à microbiologia.
Tecnologia dos Alimentos
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo dos métodos de produção, transformação e conservação dos alimentos de origem animal e vegetal. Introdução a tecnologia de alimentos: conceitos e definições. Métodos de conservação dos alimentos pelo frio, pelo calor, por fermentações, pelo controle da umidade (secagem, salga e defumação), pelo uso do açúcar, pelo uso de aditivos, pelo uso de radiação. Fatores condicionantes da estabilidade dos alimentos. Embalagens para alimentos. Controle de qualidade. Tecnologia de produtos de origem animal e de origem vegetal.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Higiene e Controle Sanitário de Alimentos
70
10
80
-
-
-
-
80
Aspectos epidemiológicos na transmissão, controle e profilaxia de doenças veiculadas por alimentos. Processos e conceitos em higiene na produção de alimentos. Agentes físicos e químicos de higienização. Higiene e controle de qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição. Manual de Boas Práticas. Procedimentos Operacionais Padronizados. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Legislação sanitária dos alimentos.
Educação Nutricional
0
0
0
-
-
-
-
80
Fundamentos da Educação e da educação nutricional. Educação nutricional como medida de intervenção. Importância da prática de Educação e Orientação Nutricional na atuação do nutricionista. Representações simbólicas da Educação Nutricional. Hábitos e tabus alimentares. Relação nutricionista – paciente. Metodologias para a prática de educação nutricional. Planejamento de programas educativos.
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Avaliação Nutricional
0
0
0
-
-
-
-
80
Introdução ao estudo da avaliação nutricional do indivíduo. Determinantes do estado nutricional. Métodos e técnicas da avaliação direta e indireta do estado nutricional. Planejamento e execução de um diagnóstico da situação alimentar e do estado nutricional do indivíduo e populações. Indicadores antropométricos, clínicos, bioquímicos, de consumo alimentar.
Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição
0
0
0
-
-
-
-
80
Unidades de Alimentação e Nutrição: definição, tipos, estrutura organizacional. Atribuições do nutricionista em UANs. Administração da produção de refeições. Administração de recursos materiais em UANs. Administração de recursos financeiros em UANs. Administração de recursos humanos em UANs. Planejamento físico e funcional de UANs. Planejamento e elaboração de cardápios.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Gestão da Qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição
0
0
0
-
-
-
-
80
Relação entre o processo administrativo e a estrutura organizacional de UANs com a Gestão de Qualidade. Sistemas da qualidade aplicáveis em UANs. Legislação brasileira para a garantia da qualidade em UANs. Principais instrumentos da qualidade utilizados em UANs. Segurança alimentar e nutricional. Automação em UANs e relação com a qualidade. Satisfação dos clientes em UANs.
Nutrição na Prática Esportiva
0
0
0
-
-
-
-
80
Fundamentos de fisiologia e bioquímica do exercício. Metabolismo energético no exercício. Necessidades e recomendações nutricionais no exercício. Avaliação nutricional de atletas e indivíduos fisicamente ativos. Planejamento dietético pré, durante e pós-exercício. Suplementos alimentares e recursos ergogênicos.
Atividades Complementares V
0
0
0
-
-
-
50
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Nutrição Materno Infantil
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo dos aspectos fisiológicos e nutricionais na gestação, lactação e no primeiro ano de vida. Relação entre estado de saúde do grupo materno infantil e medidas de intervenção e/ou prevenção, sob aspectos nutricionais. Aleitamento materno. Intercorrências e complicações da gestação.
Nutrição em Saúde Pública
0
0
0
-
-
-
-
80
Sistema único de saúde: princípios, diretrizes, programas e estratégias. Políticas de Alimentação e Nutrição. Análise dos distúrbios nutricionais como problemas de saúde pública. Perfil alimentar e nutricional da população brasileira. Planejamento em saúde: conceito, etapas e instrumentos. Segurança alimentar e nutricional. Sistema de vigilância alimentar e nutricional. Epidemiologia dos problemas nutricionais da população brasileira.
Estágio Supervisionado em Nutrição I
0
0
0
-
-
120
-
120
Estágio em nutrição clínica. Vivência do acadêmico de nutrição em nível hospitalar. Aplicar os conhecimentos teóricos na prestação da assistência nutricional a pacientes pediátricos, adultos e idosos hospitalizados e ambulatoriais, nas diferentes enfermidades.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Terapia Nutricional Infantil
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo das patologias, sua prevenção e terapêutica através de conduta dietoterápica individualizada. Dietoterapia aplicada às principais enfermidades de lactentes, crianças e adolescentes. Doenças do trato digestório, pancreatopatias, endocrinopatias, doenças renais, doenças cardiovasculares, hepatopatias, diarreia e constipação, Alergias e intolerâncias alimentares, erros inatos do metabolismo, Fibrose Cística, Obesidade, Anemias, Paralisia Cerebral, Epilepsia, HIV/AIDS, Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
Patologia da Nutrição e Dietoterapia
0
0
0
-
-
-
-
80
Fundamentos da dietoterapia e dietas hospitalares. Avaliação do estado nutricional de enfermos. Estudo das patologias, sua prevenção e terapêutica através de conduta dietoterápica individualizada. Dietoterapia aplicada às enfermidades do sistema digestório e seus anexos, intolerâncias alimentares, terapia nutricional enteral e parenteral, dietoterapia em cirurgias.
Estágio Supervisionado em Nutrição II
0
0
0
-
-
120
-
120
Estágio em nutrição clínica. Vivência do acadêmico de nutrição em nível hospitalar. Aplicar os conhecimentos teóricos na prestação da assistência nutricional a pacientes pediátricos, adultos e idosos hospitalizados e ambulatoriais, nas diferentes enfermidades.
Atividades de Extensão VI
0
0
0
-
-
-
-
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Patologia da Nutrição e Dietoterapia Aplicada
70
10
80
-
-
-
-
80
Fundamentos da dietoterapia e dietas hospitalares. Avaliação do estado nutricional de enfermos. Estudo das patologias, sua prevenção e terapêutica através de conduta dietoterápica individualizada. Dietoterapia aplicada às enfermidades do sistema digestório e seus anexos, intolerâncias alimentares, terapia nutricional enteral e parenteral, dietoterapia em cirurgias.
Estágio Supervisionado em Nutrição III
0
0
0
-
-
120
-
120
Orientações básicas sobre a disciplina do estágio supervisionado onde o alunoparticipará de situações reais de trabalho onde observará a gestão de pessoal e delegação detarefas, planejamento de cardápios, previsão de compras, programas de treinamento, plano deações corretivas, controle de custos, entre outras atividades desenvolvidas na unidade doestágio. Reflexão sobre as rotinas para elaboração do plano de trabalho com registro formal detodo o processo para elaboração do relatório.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Farmacologia Aplicada à Nutrição
0
0
0
-
-
-
-
80
Estudo dos princípios farmacológicos e farmacocinéticos de absorção, distribuição, metabolização e excreção de fármacos. Estudo das interações entre fármacos, nutrientes e estado nutricional.
Estágio Supervisionado em Nutrição IV
0
0
0
-
-
120
-
120
Orientações básicas sobre a disciplina do estágio supervisionado onde o alunoparticipará de situações reais de trabalho onde observará a gestão de pessoal e delegação detarefas, planejamento de cardápios, previsão de compras, programas de treinamento, plano deações corretivas, controle de custos, entre outras atividades desenvolvidas na unidade doestágio. Reflexão sobre as rotinas para elaboração do plano de trabalho com registro formal detodo o processo para elaboração do relatório.
Atividades de Extensão VII
0
0
0
-
-
-
-
50
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Nutrição Funcional e Fitoterapia
0
0
0
-
-
-
-
80
Histórico e aspectos gerais em alimentos funcionais e na fitoterapia. Legislação aplicada à fitoterapia e aos alimentos funcionais. Compostos fitoterápicos, uso adequado e seguro em nutrição. Fitoterápicos e suas formas farmacêuticas. Os alimentos e os compostos funcionais. Nutrição funcional e enfermidades.
Estágio Supervisionado em Nutrição V
0
0
0
-
-
120
-
120
Orientações básicas sobre a disciplina do estágio supervisionado onde o aluno participará de situações reais de trabalho onde observará a gestão de pessoal e delegação de tarefas, planejamento de cardápios, previsão de compras, programas de treinamento, plano de ações corretivas, controle de custos, entre outras atividades desenvolvidas na unidade do estágio. Reflexão sobre as rotinas para elaboração do plano de trabalho com registro formal de todo o processo para elaboração do relatório.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
10
10
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso
0
0
0
-
-
-
-
80
Estratégias de Leitura. Trabalhos Acadêmicos, artigo científico, comunicação científica, ensaio, trabalhos científicos, monografia, dissertação, paper, projeto e trabalho de conclusão de curso. Pesquisa: conceitos, método (dedutivo, indutivo), pesquisa qualitativa, quantitativa, Etapas da pesquisa, técnicas da pesquisa (documental, bibliográfica, seleção de leitura). Conceitos de projeto, Aspectos gráficos do projeto e da monografia.
Estágio Supervisionado em Nutrição VI
0
0
0
-
-
120
-
120
Orientações básicas sobre a disciplina do estágio supervisionado onde o aluno participará de situações reais de trabalho onde observará a gestão de pessoal e delegação de tarefas, planejamento de cardápios, previsão de compras, programas de treinamento, plano de ações corretivas, controle de custos, entre outras atividades desenvolvidas na unidade do estágio. Reflexão sobre as rotinas para elaboração do plano de trabalho com registro formal de todo o processo para elaboração do relatório.
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.