• TESTE VOCACIONAL
  • INSCREVA-SE
Letras - Português/Inglês - DISTÂNCIA
(Licenciatura)
Habilitação Licenciatura

Duração Semestres

•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica;
•compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação;
•desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;
•planejar, executar e avaliar as atividades educativas;
•conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural;
•entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
•produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
•lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos;
•assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
•dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
Formação
O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Ana Paula Martins Ribeiro

Coordenador Titular

Atualmente a pesquisadora é coordenadora dos cursos de licenciatura do ensino a distância (EaD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UniAraxá) e professora nos cursos das engenharias Civil e Ambiental e Sanitária e no curso de Agronomia do UniAraxá. É Mestre em geologia, desde 2011 e Especialista em Geoprocessamento Ambiental, desde 2013 pela Universidade de Brasília (UnB). É Bacharela e Licenciada em geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS) e Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2006 e 2014 respectivamente. Possui cerca de 90 % do curso de graduação em Geologia pela UnB, onde no ano 2000 concluiu o Trabalho Final (TF), que consiste na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina.
No período de 2010 a 2017 atuou como professora autora, professora supervisora e tutora no EaD do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (EaD/UnB). No biênio 2015 a 2017 foi Diretora de comunicação e publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR).
Têm experiência em geociências, com ênfase na área de ensino superior em geologia e geografia física e na área de pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente com mineralogia de argilas, na Universidade de Brasília (UnB). Em ciências humanas, atuando como professora de geografia nos níveis fundamental e médio na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E como assistente de curadoria no Museu de Geociências da Universidade de Brasília (MGeo/UnB), trabalhando com conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Ética 78 2 80 - - - - 80
Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
História e Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Literatura Portuguesa I 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Didática 78 2 80 - - - - 80
Literatura Portuguesa II 78 2 80 - - - - 80
Estudo do Texto: Coerência, Coesão e Tipologia 38 2 40 - - - - 40
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Teoria Literária 38 2 40 - - - - 40
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
Língua Inglesa I 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Sociolinguística 38 2 40 - - - - 40
Morfologia do Português 78 2 80 - - - - 80
Língua Inglesa II 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado I - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Literatura Brasileira I 78 2 80 - - - - 80
Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
Língua Inglesa III 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40
Libras 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Literatura Brasileira II 78 2 80 - - - - 80
Sintaxe de Português 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 80
Estágio Supervisionado II - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
Literatura Brasileira III 78 2 80 - - - - 80
Língua Inglesa IV 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Complementares 40 - 40 - - - - 40
Estágio Supervisionado III - - - - - - - 100
Metodologia e Prática de Ensino em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Semântica e Pragmática 78 2 80 - - - - 80
Linguística Aplicada 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Prática de Aprofundamento 80 - 80 - - - - 80
Análise do Discurso 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Literatura em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
Trabalho de Conclusão de Curso 80 - 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado IV - - - - - - - 100
Laboratórios utilizados pelo Curso
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação