•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica; •compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação; •desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo; •planejar, executar e avaliar as atividades educativas; •conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural; •entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; •produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional; •lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos; •assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente; •dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos; •refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
Formação:
O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.