Qualificar profissionais para atuarem nas áreas de gestão da produção, transformação, comercialização, em atividades agroindustriais através de assessoria técnica, na administração de empresas comerciais, industriais, agrícolas, cooperativas, prestadoras de serviços e instituições públicas. Formar um profissional atuante, comprometido com a função social e cientifica, que seja capaz de articular teoria à prática de forma competente, empreendedora e inovadora, compatíveis com a área de Agronegócio.
Formação:
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio oferece formação profissional alinhada à definição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Desta forma, espera-se que, ao final do curso, o egresso esteja apto a atuar no segmento de entretenimento digital, podendo: - Projetar e acompanhar empreendimentos agropecuários; - Implantar, gerenciar e acompanhar o sistema de controle na produção animal e vegetal; - Aplicar e acompanhar com inovações tecnológicas o processo de monitoramento e gestão de empreendimentos; - Planejar e gerenciar os incrementos agrícolas bem como os recursos humanos disponíveis para a produção; - Buscar atualização sempre, conhecendo as tendências de mercado da sociedade bem como a sua produtividade; - Planejar e acompanhar inovações tecnológicas de acordo com as tendências do mercado; - Implantar, gerenciar e acompanhar com segurança novas formas de criação animal conforme a produtividade; - Desenvolver o espirito empreendedor.
Graduado em Agronomia pelo Instituto Federal Minas Gerais (2013), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Ciência do Solo - Universidade Federal de Lavras - UFLA. Na graduação desenvolveu trabalhos de iniciação científica, monitorias (remunerada e voluntária) e participação em grupos de estudos: Grupo de Estudos em Solos Agrícola (GESA) na função de vice coordenador; Grupo de Estudo em Genética, Fisiologia Vegetal e Botânica (GEFIB). Experiência na docência com disciplinas das áreas de Ciência do solo e Fitotecnia, orientações de iniciação científica (PIBIC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e supervisões de estágio supervisionados (obrigatório). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Eficiência agronômica de fertilizantes, Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas nas culturas do cafeeiro, milho, feijão e soja.
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Gestão da Qualidade e Produtividade
78
2
80
-
-
-
-
80
Qualidade: conceitos, evolução e aplicabilidade. Os programas de qualidade e como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Ferramentas Estatísticas da Qualidade.
Empreendedorismo
78
2
80
-
-
-
-
80
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Teoria da Administração
78
2
80
-
-
-
-
80
Bases históricas da Teoria Geral da Administração, Princípios da Teoria da Administração, Estudo da Administração Clássica, Científica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Decisão e Racionalização, Teoria da Burocracia, Abordagem Estruturalista, Abordagem Sistêmica e a Perspectiva Contingencial e as Novas Configurações Organizacionais.
Matemática
78
2
80
-
-
-
-
80
Funções. Limites. Derivada. Integral.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
16
16
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Introdução à Gestão do Agronegócio
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito de agronegócio. Elementos do agronegócio. Os processos atuais que caracterizam o agronegócio e suas redes de mercados. Complexo Agroindustrial. Sistema agroindustrial. Cadeias produtivas. Clusters. Arranjos produtivos.
Ética
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade; O fator cultural na prática moral e ética da sociedade; A questão da pobreza e suas implicações éticas; Um olhar sobre as minorias; O desafio da violência no Brasil; Pensando sobre as questões de gênero e suas implicações.
Introdução à Informática
74
6
80
-
-
-
-
80
Conceitos básicos de informática. Formatação de trabalhos acadêmicos com o uso de editor de texto. Utilização de recursos avançados, relacionados ao agronegócio, de planilhas eletrônicas (macros, funções, fórmulas, taxas, formulários, gráficos avançados e tabelas dinâmicas). Internet.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Cadeias Produtivas do Agronegócio I
78
2
80
-
-
-
-
80
Considerações gerais da cadeia produtiva; Planejamento operacional e produtivo na cadeia agroindustrial; Varejo e marketing de alimentos; Cadeia de suprimentos nos mercados internacionais.
Gestão Ambiental
78
2
80
-
-
-
-
80
Visão histórica da gestão ambiental no mundo e no Brasil. Sistemas de gestão ambiental. Normas de gestão, série ISO-14000. Programas ambientais setoriais. Auditoria ambiental. Gestão ambiental como estratégia de negócio. Integração dos sistemas de gestão.
Políticas Públicas para o Agronegócio
78
2
80
-
-
-
-
80
Setor agropecuário e desenvolvimento econômico. Globalização. Importância do setor agropecuário na economia brasileira. Agronegócio e comércio externo. Efeito das Políticas Econômicas no agronegócio brasileiro. Regulação estatal no agronegócio brasileiro.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
60
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Cadeias Produtivas do Agronegócio II
70
10
80
-
-
-
-
80
Mercado: Conceituação e tipos. Nichos de mercado: conceituação e dinâmica. Conceito de valores nominais e reais. Cadeias produtivas: definição e análise das principais cadeias locais e regionais. Arranjos produtivos no agronegócio. Sazonalidade e política governamental – interferências nas cadeias produtivas.
Mecanização no Agronegócio
78
2
80
-
-
-
-
80
Tratores: tipos de tratores, classificação e conhecimentos gerais. Mecânica dos tratores: motor e transmissão. Estudo orgânico com uso racional dos implementos para o preparo periódico dos solos, semeadura e adubação, cultivo, tratamento fitossanitário e colheita, também envolvendo regulagens e manutenção dos mesmos. Planejamento em mecanização visando a escolha e número de conjuntos para várias situações. Sistemas de posicionamento: “Global Positioning System” (GPS). Sensoriamento direto e remoto. Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem. Mapeamento de produtividade de culturas: equipamentos sensores para fluxo e umidade de grãos, processos de calibração, mapas de produtividade de cereais, softwares, monitoramento de produtividade de outras culturas. Sistemas de aquisição e processamento de dados utilizando microcomputadores portáteis e programas dedicados. Sistemas de Informação Geográfica.
Administração e Pesquisa Mercadológica
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica do conceito de marketing. Marketing igual a mercadologia. O ambiente empresarial e sua dinâmica mercadológica. Sistemas integrados de marketing (4 A’S e 4 P’S). Sistema de informação de marketing. O planejamento empresarial e o marketing. Planejamento estratégico de marketing. O estudo do comportamento do consumidor. Fatores de maior influência no comportamento do consumidor. Pesquisa de marketing. Pesquisa mercadológica. Fontes de dados. Tipos de pesquisa. Amostras. Planejamento do projeto de pesquisa.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Cadeias Produtivas do Agronegócio III
70
10
80
-
-
-
-
80
Considerações gerais de cadeias produtivas; Situação econômica brasileira e mundial da hortifruticultura; principais cadeias produtivas de frutíferas; principais cadeias produtivas de oleícolas; Sustentabilidade em hortifruticultura; Impactos ambientais da hortifruticultura; Produção orgânica; Características gerais de pós colheita; Transporte e armazenamento; Aspectos fitossanitários; Programa integrado de frutas (PIF); Qualidade de produção.
Cadeias Produtivas de Leite e de Corte
78
2
80
-
-
-
-
80
Pecuária de corte no Brasil, importância, perspectivas, entraves, estatísticas, índices zootécnicos, consumo de carne, importância econômica. Criação de gado de corte: cuidados sanitários, manejo alimentação e desempenho atual e possibilidades futuras. Introdução à bovinocultura de leite no Brasil e no mundo. Sistemas de produção. Criação de gado de leite: cuidados sanitários, manejo alimentação e desempenho atual e possibilidades futuras.
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
60
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Cadeias Produtivas de Suínos e Aves
78
2
80
-
-
-
-
80
Importância econômica e características básicas da indústria avícola e suína no Brasil e no mundo. Sistemas de produção de frangos e ovos comerciais: instalações, manejo, equipamentos e alimentação. Processamento e comercialização de produtos avícolas. Estudo detalhado da criação de suínos e indústria. Reprodução, criação de leitões, crescimento e terminação. Classificação e tipificação de suínos. Exigência nutricional e alimentação nas várias fases do ciclo de produção. Projetos e planejamento e determinação de custo de produção de uma granja de suínos.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
78
2
80
-
-
-
-
80
A gestão de suprimentos, estoques e compras nas empresas públicas e privadas e as técnicas de organização de armazenagem e movimentação de materiais. Visão Geral da Logística reversa e dos canais de distribuição reversos, em que são identificadas duas grandes categorias de fluxos reversos. Canais de Distribuição Reversos de Bens de Pós-Consumo e de Pós-Venda.
Gestão de Pessoas e Equipes
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica da administração de Recursos Humanos. Os primórdios da relação de empresa. Revolução e o trabalho. As relações humanas no contexto empresarial, de Elton Mayo a Peter Druker. Procedimentos básicos para aplicação de RH. O planejamento de RH. Processo de administrar Recursos Humanos em diferentes realidades organizacionais. Gestão estratégica de pessoas. Introdução aos procedimentos básicos da administração de recursos humanos. Desafios da gestão de RH. Tendências e Cenários futuros. O Papel do Líder; Compromissos do Líder; Estilos de Liderança; Eficácia dos Estilos; O comprometimento do Grupo; Produtividade; Colaboração; Motivação; Percepção de Estilos Motivacionais; Maturidade Comportamental da equipe.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Fundamentos da Extensão Rural
78
2
80
-
-
-
-
80
Desenvolvimento e capacidade de compreensão sobre a prática da produção e da difusão de tecnologia para o setor agropecuário. Estudo da natureza das organizações envolvidas no processo de transformação tecnológica e educacional do meio rural. Visualização de situações e problemas típicos experimentados pelos agentes técnicos dessas organizações e pelos produtores permitirá aos alunos o contato com a realidade dos profissionais de ciências agrárias envolvidos com a “difusão” de tecnologia e Extensão. Educação ambiental.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
60
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Matemática Financeira
38
2
40
-
-
-
-
40
Regime de Capitalização Simples. Regime de Capitalização Composta. Descontos de Títulos de Crédito. Rendas: Imediata, Antecipada e Diferida. Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Taxas: Nominal, Efetiva, Proporcional e Equivalente.
Administração Rural e Projetos Agropecuários
78
2
80
-
-
-
-
80
Proporciona conceitos teóricos e metodológicos de análise econômico financeira e de planejamento da empresa rural, com objetivo de otimizar a performance administrativa dos empreendimentos agropecuários.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Sistemas de Informações Gerenciais
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos fundamentais. Introdução e evolução da TI nas empresas. O valor empresarial da informação e dos sistemas de informação. Classificação dos sistemas de informação. Ciclo de vida dos sistemas de informação. O uso estratégico dos sistemas de informação para a tomada de decisão. Aplicação da tecnologia da informação e comunicação nas diversas áreas da empresa e o uso das redes para obtenção de vantagem competitiva. Segurança da informação.
Direito Aplicado ao Agronegócio
38
2
40
-
-
-
-
40
Noções gerais de direito; Sistemas jurídicos; O direito brasileiro; Normas éticas e normas técnicas; Elaboração de contrato social empresarial; Seleção e admissão de empregados; Execução do contrato de trabalho; Extinção do contrato de trabalho; FGTS; Legislação sindical e cooperativista.
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
64
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Melhoramento de Plantas
70
10
80
-
-
-
-
80
Explana o processo de obtenção de cultivares com maior produtividade, estabilidade de produção, resistência, qualidade nutricional e industrial visando atender produtores e consumidores.
Cadeias Produtivas da Soja, Milho e Algodão
38
2
40
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Tópicos de Contabilidade Rural e Custos no Agronegócio
78
2
80
-
-
-
-
80
Cadeias Produtivas do Café e Cana-de-açúcar
38
2
40
-
-
-
-
40
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.