A Engenharia Elétrica contribui de forma intensa no progresso da sociedade. É uma área com um extenso campo de atuação, que abrange a engenharia tradicional com o estudo e aplicação de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo; bem como a contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias para geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, telefonia e transmissão de dados.
O curso tem por finalidade a formação de profissionais habilitados para planejar, construir e manter sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, também a execução de projetos e construção de usinas de geração de energia (usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares).
O UNIARAXÁ oferece o curso com duração de 5 anos e visa formar profissionais aptos para atender às necessidades do mercado, acompanhando sempre as inovações tecnológicas com ética e responsabilidade social.
Formação:
O profissional formado em Engenharia Elétrica poderá atuar na construção civil, automação, fornecimento de energia elétrica, comunicação e eletrônica.
A formação básica compreende disciplinas de Matemática (Cálculos, Álgebra Linear e Geometria Analítica), Física, Química e Computação. Na formação específica, o engenheiro eletricista construirá conhecimentos para projetar e especificar materiais, dispositivos, componentes, máquinas e equipamentos elétricos, de potência, magnéticos, eletromecânicos, de instrumentação e de aquisição de dados.
O profissional de Engenharia Elétrica poderá atuar no estudo, planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de instalações elétricas, de sistemas de medição e de instrumentação, no acionamento de máquinas, de iluminação, de descargas atmosféricas e aterramento, de gestão de fontes de energias alternativas e renováveis. Além de coordenar, supervisionar, fiscalizar, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, prestar consultorias, efetuar perícias, vistorias e avaliações de atividades relacionadas com sua formação.
No mercado de trabalho, o Engenheiro Eletricista é habilitado para trabalhar em concessionárias de energia elétrica; em empresas de telecomunicação, automação e controle (industrial e predial); como projetista de instalações elétricas industriais, comerciais e prediais; em estudos e definição do potencial energético de bacias hidrográfica e de outras fontes alternativas e renováveis de energia; na análise, formulação e simulação de sistemas computacionais; em fabricantes de máquinas e equipamentos elétricos; como pesquisador e desenvolvedor de novos produtos e tecnologias; como docente em universidades.
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 009/2021 de 25/03/2021 Centro Universitário