A formação do discente compreende as competências profissionais, incluindo os fundamentos de área e permanência necessários ao desempenho profissional do graduando, pautando-se pelos princípios de flexibilidade, interdisciplinaridade, contextualização e atualização permanente. O aluno deve: • Planejar, coordenar e operacionalizar atividades organizacionais, tecnológicas e gerenciais no âmbito dos espaços educativos. • Produzir e organizar a oferta de serviços e tecnologias de multimeios para o ensino. • Coordenar o planejamento da manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos escolares, laboratórios e sistemas elétricos e hidrossanitários. • Administrar almoxarifados e ambientes de segurança alimentar. • Planejar, executar, implantar e acompanhar processos e fluxos organizacionais escolares. • Organizar, supervisionar e executar processos de aquisição, preparo e distribuição da alimentação escolar. • Coordenar e participar das equipes técnicas de apoio pedagógico e administrativo da escola e da rede de ensino. • Coordenar e organizar os processos acadêmicos e de conformidade legal da escola. • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira
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As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Leitura e Produção de Textos
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Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Atividades Complementares
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Componentes Curriculares
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Legislação Trabalhista e Previdenciária
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Direito do Trabalho; remuneração; admissão do empregado e o contrato de trabalho; o afastamento do empregado; férias e 13º salário; rescisão contratual e obrigações trabalhistas. Direito previdenciário; Seguridade social; Origem, Evolução e composição; Princípios constitucionais; Financiamento da seguridade social; Prestações da Previdência Social; Ações previdenciárias; Noções de Previdência Privada.
Educação Contemporânea
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A política de da educação. Educação e o paradigma do oprimido. Educação para além do capital. A perspectiva crítica de educação e os desafios contemporâneos. Educação popular. Educação para a diversidade. Juventude e educação.Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Educação ambiental e educação para a paz.
Libras
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Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa.
Atividades Complementares
0
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
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Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia: noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento.
Pedagogia Gestora
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2
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Abordagens sócio históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola. Políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental.
Componentes Curriculares
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TOTAL
Economia
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A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual.
Ética
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Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações.
Homem, Cultura e Sociedade
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Homem, cultura e sociedade. Origens da cultura. Etnocentrismo e Relativismo. Cultura, sociedade e ideologia. Caracterização e objeto de estudo da Antropologia e da Sociologia Cultural e suas interfaces com o campo da saúde. O processo saúde/doença numa abordagem antropossociológica. Práticas, representações e valores culturais na sociedade contemporânea. Representações sociais do processo saúde/doença. Representações do corpo e sua interface com a saúde e a cultura. Envelhecimento.
Atividades de Extensão I
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Componentes Curriculares
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Interação Humano Computador
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Fatores Humanos. Estilos de Interação. Análise e Projeto. Técnicas para a Representação da Interação. Projeto Gráfico. Ergonomia na Interação. Prototipação. Padrões, Regras de Ouro e Heurísticas para Interface. Avaliação da usabilidade. Acessibilidade. Realidades Virtual e Aumentada, Computação ubíqua. UX (User Experience). Criação de Personas. Design Visual: Teoria das Cores, Teoria de Gestalt. Técnicas de Visualização de Dados. Padrões e princípios do design de interação.
Gestão de Organizações Educacionais
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Delimitação do campo teórico e prático de Organizações Públicas e do terceiro setor no Brasil. Gestão das organizações Públicas e do Terceiro Setor. Particularidades da Gestão em organizações Públicas e do terceiro setor. O empreendedorismo social (coletivo e institucional). O processo de planejamento e a gestão de projetos. A sustentabilidade das organizações. O marketing social e a comunicação. A gestão de pessoas e o voluntariado. A interface entre as organizações do terceiro setor, o Estado e o mercado na coprodução dos serviços públicos. Papel das redes e novos arranjos institucionais.
Filosofia e Sociologia I
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O estudo introdutório dos principais clássicos da filosofia e seus sistemas de pensamento nas Idades Antiga, Média e Moderna. Principais divergências e convergências entre a filosofia de Hegel, Feuerbach e Marx.As correntes sociológicas clássicas: A sociologia positivista de Emile Durkheim. A teoria social de Karl Marx: método e crítica. A sociologia de Max Weber.
Atividades de Extensão II
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Tecnologia e Inovação
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Globalização e a gestão da tecnologia. Competitividade e inovação. Planejamento Estratégico de tecnologia. Gestão de tecnologia e inovação. Inteligência competitiva tecnológica. Gestão do conhecimento tecnológico. Inteligência Artificial. Cultura Maker. Educação tecnológica. Práticas de Inovação Educacional.
Gestão de Patrimônio e Infraestrutura
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Introdução à Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Classificação de Materiais e de Bens Patrimoniais. Gestão de Compras. Gestão de Armazenagem. Gestão de Estoques. Gestão de Bens Patrimoniais. Modalidades de serviços. Canteiro de serviços e instalações. Planejamento e controle da construção de obras de infraestrutura. Manutenção. Gestão de Patrimônio e Infraestrutura.
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos
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2
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A importância do projeto na tomada de decisão empresarial. Estrutura e etapas de um projeto. Análise do microambiente (interno) empresarial, notadamente quanto aos pontos fortes e fracos da organização. Análise e identificação de ameaças e oportunidades de mercado enfocando o macro ambiente (externo). Localização e escala do empreendimento. Noções sobre os quadros financeiros do projeto. Análise quantitativa e critérios de decisão.
Atividades de Extensão III
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Segurança, Saúde e Alimentação Escolar
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Políticas de Segurança nas Escolas. Índice de Violência Escolar. Políticas de Saúde nas Escolas. Programas de saúde nas Escolas. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Gestão na alimentação escolar. Controle social e o PNAE. Educação promotora de saúde na alimentação escolar. Práticas de segurança Escolar.
Filosofia e Sociologia II
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A reflexão teórica social-filosófica, a partir de seus Pensadores clássicos, como possibilidade de apreensão da práxis social: sua trajetória no processo de desenvolvimento do ser social e sua relação com a Ciência Social Moderna.
Componentes Curriculares
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TOTAL
Educação Especial e Políticas de Inclusão
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Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão.
Gestão de Documentos e Registro Escolar
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Documento. Documentação Arquivística. Sistemas de Informação e Registro Escolar. Gestão dos arquivos. Planejamento e organização de arquivos. Documento Digital. Sistemas de Matrículas Digital. Sistemas de Transferências Escolares Digital. Práticas de Documentação e Registro Escolar.
Atividades de Extensão IV
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Gestão da Avaliação Externa e Conselhos Escolares
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Do Estado Educador ao Estado Avaliador. Concepções e modelos de Avaliação Institucional. Autoavaliação versus Avaliação Externa: vantagens e desvantagens. Avaliação e concepções organizacionais de Escola. Avaliação, autonomia e qualidade(s). Usos (e abusos) da Avaliação Institucional: Os rankings das Escolas. Avaliação, pressões performativas e fabricações. Dilemas e desafios da Avaliação Institucional. Avaliação Externa como instrumento de Gestão. Funções dos Conselhos Escolares.
Laboratórios Escolares, Biblioteca e Ambientes de Convivência
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O desenvolvimento dos laboratórios escolares – concepção, uso e rotina. Laboratório de ciências e de informática. Laboratório, oficina e ateliê. Biblioteca escolar. Organização de acervo bibliográfico. Dinamização da biblioteca. Mediadores da leitura. Espaço escolar, espaço pedagógico e ambientes para convivência. Revitalização e diversificação de ambientes. Atividades culturais na escola.
Atividades de Extensão V
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ATENÇÃO
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