- Preparar profissionais para as empresas mineradoras, de todos os portes, instaladas ou que venham a se instalar na região, capazes de aplicar e promover tecnologias que desenvolvam e organizem o setor, promovendo o seu crescimento ordenado e de acordo com as regulamentações referentes à preservação e recuperação ambiental vigentes; - Fornecer mão de obra especializada para as grandes mineradoras ou grandes projetos de prospecção em andamento, que demandarão esta mão de obra quando do início da exploração destes bens minerais; - Ffomentar a produção de inovação científica e tecnológica; - Compreender os fundamentos científicos e a prática tecnológica envolvida em sua área de atuação; - Compreender e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; - Estimular a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; - Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente de seus conhecimentos, por meio do acompanhamento de seus egressos; - garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular; - Fomentar a troca de informações e a interação científica, tecnológica e intelectual com outras instituições de ensino superior ligadas à mineração, permitindo a transferência de conhecimentos necessários ao estabelecimento do desenvolvimento sustentável que respeite os sistemas produtivos locais.
Formação:
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Mineração está habilitado a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades voltadas à gestão da produção organizacional integradora, mantendo o domínio das técnicas e dos processos que permitam atender ou até antecipar-se às demandas do mercado, recorrendo a modelos de gestão inovadoras, tendo sempre como condições precípuas a ética e a responsabilidade socioambiental.
A pesquisadora é Geógrafa de formação, Mestre em Geologia, Especialista em Geoprocessamento Ambiental, pela Universidade de Brasília UnB. Atualmente é Coordenadora dos cursos Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia, no UNIARAXÁ; Professora nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia no UNIARAXÁ; e Professora de Geografia efetiva (PEB) na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Têm experiência em geociências, com ênfase no magistério superior em geologia e geografia física, na pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente em mineralogia de argilas. Em ciências humanas, no ensino básico de geografia nos níveis fundamental e médio. Como assistente de curadoria, na conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão. Na direção de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR). E no curso de Geologia, na UnB, na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina."
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Desenho Técnico
70
10
80
-
-
-
-
80
O desenho como elemento de projeto. Normas Técnicas. Escalas. Linhas Técnicas. Caligrafia Técnica. Desenho Geométrico. Projeções Ortogonais e Vistas. Cortes e Secções. Perspectivas. Cotas. Construção de Sólidos Geométricos. Prática de desenho e softwares de desenho assistido por computador.
Introdução a Engenharia de Minas
78
2
80
-
-
-
-
80
Apresenta o conceito de Engenharia, abordando as funções e áreas de atuação dos engenheiros, e as competências e habilidades envolvidas. Trata das atribuições e responsabilidades legais dos engenheiros, ressaltando as questões de ética profissional e o papel do CREA/CONFEA. Explica a abordagem e a resolução de problemas características da engenharia. Expõe o conceito de projeto de engenharia e suas diversas etapas. Trata, ainda, das relações humanas do engenheiro na empresa e destaca a importância da gestão do tempo na profissão.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
36
36
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Química Geral Teórico / Experimental
70
10
80
-
-
-
-
80
Estrutura atômica e molecular. Estrutura Eletrônica do Átomo. Orbitais e Números Quânticos. Tabela periódica e Propriedades periódicas. Ligações Químicas e Sólidos Cristalinos. Eletroquímica e Corrosão de Superfícies Metálicas. Reações Químicas e Estequiometria. Forças de interação e propriedades dos gases, líquidos e sólidos. Fundamentos da Termoquímica e Termodinâmica Química. Fundamentos da Cinética Química. Introdução à química analítica. Equilíbrio Químico, deslocamento, equilíbrio iônico, acidez e basicidade, solubilidade, soluções tampão. Volumetria Ácido-Base.
Geometria Analítica e Álgebra Linear
78
2
80
-
-
-
-
80
Vetores: Operações básicas, Vetores no plano, Vetores do espaço. Produto escalar, Produto vetorial, Produto misto. Retas: Equação vetorial, equação paramétrica. Planos: Equação geral do plano, equação vetorial do plano, equação paramétrica do plano. Distâncias. Cônicas: Parábola, elipse e hipérbole. Quádricas: superfícies de revolução, elipsoides, hiperboloides, paraboloides, superfícies cônicas, superfícies cilíndricas. Matrizes e sistemas lineares. Espaços vetoriais. Transformações lineares. Produtos internos.
Projeto Auxiliado por Computador
70
10
80
-
-
-
-
80
Apresenta procedimentos de modelagem para elaborar desenhos de equipamentos e componentes mecânicos e elétricos empregando a computação gráfica. Trata da utilização de comandos básicos do software AutoCAD para a visualização, criação e edição de objetos de uso comum nos projetos de engenharia mecânica e elétrica, aplicando as técnicas, normas e convenções brasileiras e internacionais.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Física Estática e Dinâmica
80
10
90
-
-
-
-
80
Conceitua os modelos de movimento unidimensional, abordando vantagens e limitações, e estende tais conceitos para o movimento no plano. Descreve os princípios da dinâmica, com o estudo das leis de Newton e suas aplicações. Explica e relaciona os conceitos de trabalho, energia cinética e energia potencial, resolvendo problemas a partir da conservação da energia mecânica. Apresenta os conceitos de colisões através de situações práticas. Introduz os fundamentos do momento linear e do princípio do impulso, mostrando suas aplicações em situações do cotidiano.
Probabilidade e Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Variáveis aleatórias discretas; algumas variáveis aleatórias contínuas importantes; introdução à estatística; conceituação de população e amostra; variáveis estatísticas; conceituação de distribuição por frequência; representação gráfica; medidas de tendência central; medidas separatrizes e medidas de distribuição; medidas de assimetria e curtose; correlação e regressão; introdução à probabilidade; espaços amostrais finitos; probabilidade condicionada e independência; variáveis aleatórias unidimensionais; funções de variáveis aleatórias; noções fundamentais de probabilidade e estatística e suas formas de apresentação e análise.
Ciência e Tecnologia dos Materiais
70
10
80
-
-
-
-
80
Ligações inter-atômicas e intermoleculares. Estruturas cristalinas, semicristalinas e amorfas. Propriedades dos materiais e fatores de influência. Técnicas e ensaios para caracterização e análise de materiais. Cristalografia e Difração de Raios-X. Imperfeições Estruturais. Microestrutura. Difusão. Diagrama de Fases. Crescimento de Cristais. Estrutura, propriedades e aplicações de materiais naturais, poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos. Propriedades Eletrônicas, Térmicas e Ópticas dos Materiais. Ciclo de vida e reciclagem de materiais. Seleção de materiais.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Mineralogia
70
10
80
-
-
-
-
80
Define minerais, ressaltando a importância da mineralogia e dos minerais para o cotidiano da sociedade. Identifica e analisa as propriedades físicas dos minerais. Aborda a cristalografia e aspectos de simetria e projeções de cristais. Descreve métodos analíticos e de imagem na ciência dos minerais. Elenca os minerais gemológicos, suas propriedades e instrumentos de identificação.
Geologia Geral
70
10
80
-
-
-
-
80
Descreve a história da Terra, sua composição e estrutura, bem como sua evolução biológica. Identifica as principais camadas que formam nosso planeta, explicando os componentes interativos do Sistema Terra e assinalando elementos básicos da tectônica de placas. Analisa os principais minerais formadores de rochas, elencando suas principais propriedades. Identifica a origem e os tipos de rochas existentes, destacando suas propriedades. Explica os processos superficiais do ciclo das rochas, reconhecendo as bacias sedimentares e os ambientes de sedimentação. Trata da dinâmica interna da Terra, descrevendo o vulcanismo e terremotos. Aborda fundamentos da dinâmica externa da Terra, analisando o intemperismo, os ciclos hidrológicos, as águas de superfície e águas subterrâneas.
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Hidráulica e Hidrologia
78
2
80
-
-
-
-
80
Estuda o escoamento em condutos forçados. Aborda as características de instalações elevatórias. Descreve a classificação e tipos de bombas. Discute a escolha de bombas centrífugas e a operação de múltiplas bombas em projetos hidráulicos. Trata da determinação da curva de bombas e de sistemas. Discute a operação de múltiplas bombas. Estuda o escoamento em condutos livres. Descreve e analisa estruturas hidráulicas: barragens, vertedouros, canais e bueiros. Interpretar o funcionamento dos fenômenos do ciclo hidrológico e os tipos de modelos aplicados na hidrologia. Analisa as características físicas e morfológicas de uma bacia hidrográfica, calculando a chuva média na bacia. Discute o cálculo da evapotranspiração. Explica a capacidade de infiltração no solo e da partição entre total precipitado, infiltrado e escoado.
Prospecção Geofísica e Geoquímica
70
10
80
-
-
-
-
80
Avalia a importância da prospecção mineral para a localização de jazidas. Sintetiza os elementos de exploração e prospecção: termos gerais, geração de novos projetos e prospectos, planejamento e estágios da prospecção mineral. Introduz noções de fotogeologia, sensoriamento remoto e GIS voltadas para a prospecção mineral. Descreve as principais fases e métodos geofísicos, suas aplicações e interpretação de gráficos e mapas. Caracteriza as técnicas de prospecção geoquímica (princípios, métodos, planejamento, análise e interpretação). Aborda a integração de dados e definição da viabilidade de prosseguimento da pesquisa mineral.
Química Tecnológica
70
10
80
-
-
-
-
80
Aborda as propriedades físicas e químicas da matéria, ressaltando a importância das ligações químicas para a compreensão do comportamento dos materiais em Engenharia. Trata da estequiometria, explicando o cálculo dos coeficientes de reações químicas e as respectivas proporções dos reagentes e dos produtos. Apresenta os fenômenos de superfície em que se tem a transferência de cargas demonstrando a importância da eletroquímica em diversas situações de engenharia (pilhas, eletrólise, corrosão, etc.). Estuda, ainda, os mecanismos de tipos usuais de corrosão, bem como discute alguns dos métodos de proteção.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Resistência dos Materiais Aplicada
78
2
80
-
-
-
-
80
Aborda os conceitos fundamentais de força, decomposição de forças, cálculo da força resultante, momento binário e condições de equilíbrio. Descreve e estuda diversos tipos de estruturas estáticas usuais em engenharia. Identifica as solicitações mecânicas que atuam em elementos estruturais: tração, compressão, cisalhamento, esmagamento e flexão pura e simples. Desenvolve os conceitos de tensões e deformações nas estruturas sujeitas a cargas axiais de tração e compressão e de estruturas sujeitas à flexão e torção. Explora a construção de diagramas de tensões de tração e compressão resultantes de esforços de flexão simples em sólidos. Relaciona os conceitos de tensão de cisalhamento, tensão normal, e distribuição de tensões e deformações nos corpos, com a forma micro estrutural do material em questão. Aborda a análise e dimensionamento de estruturas simples com relação à deformação, usando métodos de energia; de estruturas simples submetidas à torção; e de estruturas simples usando os conceitos de flambagem.
Topografia e Geoprocessamento
70
10
80
-
-
-
-
80
Identifica as principais aplicações de topografia nas engenharias. Introduz o sistema de coordenadas UTM, explicando quando as coordenadas topográficas devem ser calculadas. Apresenta e compara os sistemas de medidas linear, angular, de superfície e de volume utilizados em trabalhos de campo. Discute métodos de nivelamento topográfico e fórmulas de cálculo usadas em gestão de obras, referenciando aspectos das normas técnicas vigentes. Define o conceito de altimetria e diferencia os levantamentos altimétricos, planimétricos e altiplanimétricos. Aborda os critérios de medição para aplicação da locação em campo. Introduz os conceitos básicos e aplicações do sistema de posicionamento global (GPS).
Estabilidade de Taludes e Escavações
78
2
80
-
-
-
-
80
Trata a estabilidade de taludes em solo, analisando mecanismos dos movimentos de massa e identificando agentes e causas desses movimentos. Discute fatores geológicos e geomecânicos inerentes ao processo. Apresenta métodos para o cálculo da estabilidade de taludes. Estuda a estabilização de taludes e os mecanismos básicos de análise de ruptura. Aborda o movimento de encostas e os princípios de estabilização no maciço rochoso.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
60
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Topografia de Minas
70
10
80
-
-
-
-
80
Trata dos métodos de levantamentos topográficos planimétricos: irradiação e caminhamento; assim como dos métodos de levantamentos topográficos altimétricos: barométricos; taqueométricos e geométricos. Aborda o posicionamento geográfico: Coordenadas UTM; cartas topográficas; Navegação com bússola e GPS. Conceitos de geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados à topografia. Importância da informação georreferenciada. Operação com equipamentos topográficos eletrônicos: estação total e GPS topográfico. Levantamentos topográficos planialtimétricos com estação total. Uso de software topográfico para cálculo de áreas e volumes. Operação com GPS topográfico.
Caracterização Tecnológica dos Minérios
70
10
80
-
-
-
-
80
Descreve métodos usados na caracterização química, mineralógica e granulométrica de minérios, minerais industriais, enfatizando os princípios de funcionamento, a aplicabilidade de cada método e a interpretação dos resultados: microscopias ótica e eletrônica; difração de raios-X; métodos espectrométricos. Trata das análises granulométrica convencional e instrumental. Ensaios de caracterização de minérios em laboratório, aplicando algumas técnicas de análise granulométrica, mineralógica e química.
Higiene e Segurança do Trabalho
78
2
80
-
-
-
-
80
Aborda os conceitos de acidente e doenças do trabalho, seus riscos e aspectos prevencionistas. Analisa a política e os programas de segurança nas empresas e os aspectos técnicos da CIPA e SESMT. Relaciona noções de ergonomia com segurança do trabalho em máquinas. Apresenta noções de primeiros socorros.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Operações Minerais
70
10
80
-
-
-
-
80
Estuda a perfuração das rochas e o efeito das explosões. Aborda o desmonte de rochas a céu aberto e subterrâneo com uso de explosivos comerciais, e descreve o desmonte subaquático. Examina operações de desmonte, carregamento e transporte a céu aberto e subterrâneo, selecionando e dimensionando a frota dos equipamentos de desmonte, carregamento e transporte. Estuda as vibrações provocadas pelas explosões. Analisa a abertura de vias de acessos principais para lavra a céu aberto e para a lavra subterrânea, bem como a abertura de poços e galerias.
Gestão Ambiental
78
2
80
-
-
-
-
80
Explica a evolução das questões ambientais e dos fatores condicionantes das mudanças que implicam no crescimento dos impactos ambientais. Identifica os aspectos normativos, proativo e reativo da Certificação Ambiental. Analisa a aplicação da legislação ambiental e suas implicações legais. Descreve e explica os elementos que compõem os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. Elabora desenho de propostas de solução e implementação de Projetos Ambientais. Discute as principais certificações relacionadas à área socioambiental, com descrição das etapas, política de compromisso ambiental, planejamento, implementação, medição, avaliação e análise de melhorias ambientais.
Tratamento de Minérios
70
10
80
-
-
-
-
80
Apresenta uma visão geral do tratamento de minérios, enfocando os principais equipamentos usados nos processos de classificação, cominuição, concentração, desaguamento e aglomeração mineral. Aborda o balanço de massas metalúrgico e de água em sistemas simples e em sistemas redundantes. Discute métodos práticos para a determinação da massa específica de minerais. Descreve o peneiramento laboratorial e a análise granulométrica. Aborda o peneiramento industrial, descrevendo os tipos mais comuns de peneiras utilizadas industrialmente, e apresentando o dimensionamento de peneiras vibratórias horizontais e inclinadas. Apresenta os classificadores verticais, de arraste, de rastelo, espirais e hidrociclones. Estuda os processos de cominuição, descrevendo os equipamentos típicos de britagem e moagem.
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
44
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Lavras de Minas a Céu Aberto
70
10
80
-
-
-
-
80
Descreve os métodos de lavra a céu aberto: métodos gerais ou convencionais (lavra por bancadas, de rochas ornamentais e por tiras) e métodos especiais (lavra de placers: desmonte hidráulico e dragagem; lavra com soluções: por furos de sonda e por lixiviação). Analisa o planejamento das operações e a geometria das bancadas. Apresenta os equipamentos de escavação, equipamentos de transporte e equipamentos contínuos. Trata do rebaixamento de lençol freático.
Economia Mineral e Engenharia Econômica
78
2
80
-
-
-
-
80
Introduz fundamentos de matemática financeira, enfocando os conceitos básicos do fluxo de caixa de um projeto de mineração e o cálculo financeiro aplicado à avaliação econômica de projetos. Aborda os aspectos fundamentais da economia dos recursos minerais, ressaltando a participação do PMB (Produto Mineral Bruto) no PIB. Analisa os minerais como insumos industriais, enfatizando a importância tecnológica, social e econômica dos minérios. Examina a economia mineral brasileira no contexto mundial: participação exportação, importação e balanço de suprimento-demanda. Descreve as principais minas, jazidas, caracterizando as respectivas reservas e recursos.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Lavra de Minas Subterrâneas
70
10
80
-
-
-
-
80
Introduz os princípios fundamentais de lavra subterrânea. Estuda os métodos de lavra subterrânea (alargamentos auto suportantes, suportados e abatidos), estabelecendo critérios para seleção de um método de lavra. Aborda questões de estabilização e controle de escavações subterrâneas. Elenca os principais equipamentos utilizados. Discute a necessidade de rebaixamento de lençol freático. Aborda os impactos ambientais na lavra subterrânea.
Ventilação e Condicionamento de Minas
70
10
80
-
-
-
-
80
Aspectos ambientais críticos em minas subterrâneas, Atmosfera e ventilação das minas subterrâneas. Condicionamento do ar nas minas. Cálculos e otimizações higiene das minas e controle dos contaminantes. Iluminação mineira. Regime hidrológico e esgotamento das minas a céu aberto e subterrâneas. Prevenção de acidentes. Doenças profissionais Aspectos gerais e normas: a mineração, estatísticas de segurança e saúde ocupacional e normas de qualidade. Segurança e saúde na exploração de minas e túneis. Contaminação da atmosfera subterrânea. Ventilação e iluminação de minas. Condicionamento de ar a grandes profundidades.
Atividades de Extensão V
0
0
0
-
-
-
-
60
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.