Promover a formação do professor para o exercício do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa.
Formação:
O curso de Pedagogia do UNIARAXÁ foi referendado pelo MEC com nota máxima - 5. O curso atende as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e é destinado à formação do professor para o exercício do magistério na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa, tanto em instituição de ensino formal e não formal. O profissional formado estará habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação e tecnologia, tendo a docência como base obrigatória de sua formação. O curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do UNIARAXÁ possui uma arquitetura curricular diversificada e contextualizada, possibilitando ao aluno, uma formação sólida, sobretudo, com o desenvolvimento da capacidade de lidar com desafios. O mercado de trabalho para os profissionais formados em Pedagogia no UNIARAXÁ é muito amplo e envolve vários setores da educação: creches, escolas, centros comunitários, secretarias de educação em níveis municipal, estadual e federal, empresas, hospitais e ONGS.
Possui graduação em Letras - Faculdade de Filosofai Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professora titular do Centro Universitário
do Planalto de Araxá, coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras, Coordenadora Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, Coordenadora do Curso de pós graduação em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar, professora em vários cursos de Pós graduação. membro da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, alfabetização, gestão escolar, avaliação, língua e ensino.
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações.
Leitura e Produção de Textos
78
2
80
-
-
-
-
80
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade
38
2
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-
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-
-
40
Dimensão socioambiental da educação. Histórico da Educação Ambiental. Educação Ambiental formal e informal. Meio Ambiente como Tema Transversal. Alfabetização ecológica. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental rural e urbana. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura. A escola sustentável. A formação do professor de ciências: atitudes de pesquisa e busca de autonomia. O ensino de ciências no ensino fundamental: objetivos e metodologias. Ensino de ciências e os temas transversais. O ser humano e sua relação com o meio ambiente. A pedagogia de projetos para o ensino de ciências. Formação pela pesquisa: observação levantamento de dados e experimentação.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
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-
25
25
Componentes Curriculares
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PR
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TOTAL
História da Educação
78
2
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-
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80
A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escola no vistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas.
Educação e Novas Tecnologias
78
2
80
-
-
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80
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos.
Estatística
58
2
60
-
-
-
-
60
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central ou de posição. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
-
-
-
25
25
Componentes Curriculares
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TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa
78
2
80
-
-
-
-
80
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica, Citações e Referências. Técnicas de Pesquisa, Abordagem e Entrevista. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas.
Teoria do Currículo
78
2
80
-
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80
Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica.
Didática
78
2
80
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-
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80
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem.
Sociologia da Educação
78
2
80
-
-
-
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80
Criação da Sociologia como ciência independente. Principais pensadores. As relações educação e sociedade e educação e Sociologia. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim e Weber) e no discurso dos autores contemporâneos. O cotidiano escolar: investigação e análise. Análise sociológica do processo educacional e seus desafios. A escola, a educação e os profissionais de educação; o professor como mantenedor da ordem social; o professor como questionador e transformador da ordem social; o professor como ator social. Funções sociais do professor.
Componentes Curriculares
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TOTAL
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira
78
2
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-
-
-
-
80
As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
78
2
80
-
-
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80
Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia: noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento.
Filosofia da Educação
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e evolução da Filosofia. Filosofia, religião, ateísmo e ciência. Senso comum, ciência e Filosofia. Os principais períodos históricos da Filosofia. Temas em Filosofia: realidade, consciência, razão, liberdade, historicidade, ideologia, alienação, educação, trabalho, cidadania, Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
-
-
-
25
25
Componentes Curriculares
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TOTAL
Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento
38
2
40
-
-
-
-
40
Novos Rumos no ensino e na aprendizagem de Matemática. As novas tendências do ensino de matemática. A construção do conhecimento Matemático. O método da resolução de Problemas: aprender a resolver para aprender. A interdisciplinaridade e os projetos em matemática. A Didática da Matemática. Conceitos fundamentais de Matemática relacionados ao eixo temático "Números e operações". Resolução de Problemas relacionados ao eixo temático "Números e operações". A abordagem dos conteúdos no livro didático de Matemática. As diversas metodologias para o ensino de Matemática.
Alfabetização e Letramento
78
2
80
-
-
-
-
80
Concepção de ensino e aprendizagem. Concepções de alfabetização: determinantes sociais, políticos e culturais. A alfabetização no contexto educacional brasileiro. Alfabetização e letramento. O processo de construção da escrita. Estudo e análise dos métodos de alfabetização e sua contribuição à aquisição da lecto-escrita. A construção de conhecimentos na perspectiva da linguística aplicada ao ensino/aprendizado da Língua Materna. Análise e produção de materiais didáticos para a alfabetização. Aspectos qualitativos da alfabetização. Letramento. Leitura e produção de textos na alfabetização Estágios do desenvolvimento linguístico infantil dentro da fonologia, sintaxe e semântica. Desenvolvimento linguístico cognitivo: correlação e interdependência. Desenvolvimento linguístico e a aquisição da leitura. Alfabetização e seu acesso aos conhecimentos às demais disciplinas. Princípios didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I
0
0
0
-
-
-
-
80
Prática Pedagógica Integradora em Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura
38
2
40
-
-
-
-
40
Conceitos, Abordagens e Contextos de Emergência do Multiculturalismo. O Multiculturalismo e suas Articulações com os Estudos de Raça/Etnia. O Multiculturalismo e o Currículo. As instituições educacionais como organizações multiculturais e as práticas de cidadania. Sociedade, cultura e novas tecnologias. Conceito de Cibercultura. Cibercultura e educação
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
-
-
-
25
25
Componentes Curriculares
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TOTAL
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa
78
2
80
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-
-
-
80
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Fundamentos linguísticos e sociolinguísticos e suas implicações na prática escolar. Concepção de leitura e de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: considerações de ordem teórico-metodológica. O texto como unidade de ensino. A leitura e a escrita como processos de interação entre autor e leitor mediados pelo texto. O processamento do texto. Análise de propostas pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa (PCN, Propostas Pedagógicas – Estadual e Municipal) e suas abordagens didático-metodológicas dos conteúdos de Língua Portuguesa na Educação Infantil e nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental.
Arte e Educação
78
2
80
-
-
-
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80
Arte como objeto do conhecimento e suas interfaces com os processos educativos. Histórico do ensino de Arte no Brasil. Diversas linguagens artísticas e situações didáticas para o ensino das artes na educação básica. Orientações curriculares para ensino das artes nas escolas. A contextualização histórica, a leitura e apreciação da imagem e a produção.
LIBRAS
78
2
80
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-
-
80
Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
-
-
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Psicologia da Aprendizagem
38
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-
40
A sala de aula como um grupo social: adaptação escolar. O universo da creche: condições psicoafetivas do processo de adaptação. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A Psicologia da educação numa dimensão do plano da consciência do corpo: a psicomotricidade e a sexualidade. Síndromes e problemas de aprendizagem. A criança com problemas de aprendizagem, conceituação, diagnóstico psicológico e atuação do professor, fatores fundamentais, possibilidades de intervenção. Desenho infantil: a importância da compreensão do desenho como indicador de desenvolvimento da criança. Condições escolares que contribuem ou prejudicam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Afetividade professor/aluno. As questões da subjetividade do professor.
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil
78
2
80
-
-
-
-
80
Abordagem teórico-metodológica no trabalho da Educação Infantil: O conhecimento físico; O conhecimento lógico-matemático (classificação, seriação e conservação, número e medidas, conceito do número, espaço, tempo e causalidade); O conhecimento Social; A expressão plástica (imitação, jogo simbólico e expressão musical); Jogos e brincadeiras na Educação Infantil; O desenvolvimento da capacidade de expressão; A Linguagem Oral e o seu desenvolvimento.
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências
38
2
40
-
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-
-
40
O que são as ciências naturais; Por que ensinar ciências; Conteúdos de ciências no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental; Aspectos referentes às abordagens e estratégias para o ensino de ciências: concepções alternativas, obstáculos epistemológicos, ensino por investigação, história da ciência; O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: tendências, pressupostos teórico-metodológicos; A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural; Educação ambiental; Processo ensino-aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II
0
0
0
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-
-
80
Estágio Supervisionado I
0
0
0
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100
-
100
Componentes Curriculares
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TOTAL
Metodologia e Prática do Ensino da História
78
2
80
-
-
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80
A história, ciência do social. Pressupostos teóricos e epistemológicos do ensino da história. Tendências recentes do ensino da história: o cotidiano; as mentalidades; a micro-história e a história oral: fundamentos básicos. Objetivos, conteúdos, metodologias e recursos auxiliares do ensino de história nas séries iniciais e sua integração com as demais áreas do conhecimento. O trabalho por projetos: planejamento e execução de atividades experimentais que evidenciem os fatos históricos, os sujeitos históricos, os documentos históricos e o tempo histórico.
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução às características epistemológicas do campo das Ciências Humanas e da Geografia; O surgimento da Geografia enquanto área de conhecimento autônoma em relação à História Natural; Os conceitos geográficos contemporâneos e sua contextualização social; As principais tendências teóricas na Geografia; A Geografia enquanto campo de pesquisa e a Geografia escolar; não se trata de simples “transposição didática”; A percepção da realidade cotidiana através de conceitos espaciais; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito inserido no meio físico; O uso da cartografia no ensino de Geografia para crianças; As interfaces entre a Geografia e a Educação Ambiental; Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de Geografia; A Geografia ensinada nos livros didáticos: análise comparativa.
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática
78
2
80
-
-
-
-
80
A importância da Geometria para o desenvolvimento do homem. A criança e o mundo que a cerca. O aluno do ensino fundamental e sua relação espaço temporal. Conceitos fundamentais de Matemática relacionados aos eixos temáticos “Espaço e Forma”, “Grandezas e medidas”. Da Geometria espacial à Geometria plana. Desenho Geométrico usando régua, transferidor e compasso. Estudo de ângulos: medidas, classificação e construção. Resolução de Problemas relacionados aos eixos temáticos "Espaço e Forma" e "Grandezas e medidas". A abordagem dos conteúdos de Geometria no livro didático de Matemática. O importante papel dos jogos na construção dos conceitos matemáticos. As diversas metodologias para o ensino de Geometria.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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0
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25
Estágio Supervisionado II
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0
0
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100
Componentes Curriculares
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TOTAL
Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas
78
2
80
-
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-
-
80
Pluralidade cultural, necessidades educacionais especiais; inclusão social e movimentos sociais. Diferenças e desigualdades no acesso à educação escolar no Brasil. Ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural, étnica e sócio educacional. Políticas Organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Educação Especial. Contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Educação de Jovens e Adultos. A prática e a construção da cidadania na EJA. História da EJA na educação brasileira. Educação Indígena. Educação Quilombola. Educação no MST. Outras práticas educacionais alternativas no Brasil.
Educação Especial e Políticas de Inclusão
78
2
80
-
-
-
-
80
Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III
0
0
0
-
-
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-
80
Educação de Jovens e Adultos
78
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80
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-
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80
História da EJA no Brasil, os avanços e os retrocessos. Concepções e práticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história. Políticas Públicas da EJA e marcos legais conquistados a partir dos anos 90. Desafios e perspectivas atuais para a EJA. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade. Os princípios e os fundamentos da educação de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho. Tendências atuais no currículo da EJA.
Estágio Supervisionado III
0
0
0
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-
100
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100
Componentes Curriculares
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TOTAL
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço no Ensino Fundamental
38
2
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40
caracterização do espaço-tempo escolar; processos interativos; ação pedagógica diante a complexidade do cotidiano; diferenças e alteridade na modernidade; currículo e cotidiano; currículo e os anos iniciais do ensino fundamental; projetos de trabalho: o que são, como se caracterizam; elaboração de projetos de trabalho; perspectivas de trabalho com projetos nos diferentes componentes curriculares no 1º ciclo da Educação Fundamental; avaliação nos projetos de trabalho; relatos e análises de experiências com projetos de trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental.
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
78
2
80
-
-
-
-
80
Dificuldades de Aprendizagem. Fracasso escolar. Transtorno das habilidades escolares. Estudos de caso.
Prática Pedagógica Integradora em Metodologias Ativas de Aprendizagem
38
2
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-
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A historicidade e os fundamentos teóricos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; O papel das metodologias ativas no processo de educação; Mecanismos e práticas efetivas no uso das metodologias ativas na educação.
Estágio Supervisionado IV
0
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0
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-
100
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100
Componentes Curriculares
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TOTAL
Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Hospitalar
38
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Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. O Ambiente Hospitalar. O Surgimento da Pedagogia Hospitalar. O Pedagogo no Contexto Hospitalar. A construção do Espaço do Pedagogo nas Empresas. O Papel do pedagogo em espaços não escolares. O Pedagogo Empresarial.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV
0
0
0
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60
Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Empresarial
38
2
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Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. A construção do Espaço do Pedagogo nas Empresas. O Papel do pedagogo em espaços não escolares. O Pedagogo Empresarial.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
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25
25
Componentes Curriculares
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TOTAL
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional
78
2
80
-
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-
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80
Currículo e avaliação da aprendizagem. Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação do Projeto-político-pedagógico-escolar. Currículo e plano de ensino. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil. A avaliação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Pedagogia Gestora
78
2
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Abordagens sócio históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola. Políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental.
Trabalho de Conclusão de Curso
0
0
0
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80
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Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como elementos constituintes desta construção, a pesquisa aplicada e os conhecimentos produzidos. A concretização dos resultados da pesquisa social.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
0
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25
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ATIVIDADES DE EXTENSÃO V
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ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.