O curso de Licenciatura em Matemática do UNIARAXÁ preocupa-se em habilitar profissionais críticos, autônomos e criativos, capazes de exercer as funções docentes com ética e capacidade pedagógica, competente no domínio do conhecimento e habilidades em áreas específicas da Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Dessa forma, melhorar os espaços educativos, através de uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Formação:
O profissional formado em Licenciatura em Matemática além de poder dar aula na educação básica, também pode atuar outra área como: Produção de Materiais Didáticos – Produção de material didático para Educação Básica, Cursos pré- vestibulares, Educação à distância e outros. Podendo atuar em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos.
Mestra em Educação pela UFTM ( Universidade Federal do Triângulo Mineiro), 2017. Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela UNICLAR ( União das Faculdades Clarentianas ) Unidade Batatais, Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Básica (TICEB), pela UFJF ( Universidade Federal de Juiz de Fora), Especialização em Docência Universitâria pelo Uniaraxá, Especialização em Planejamento e Implementação e Gestão de Ambiente EAD (UFF).Graduada em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (1995) Professora de Matemática em escolas estaduais desde 1993 ( Ensino Fundamental e Médio). Atua como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (UFTM). Também é professora PEB4 p ( Ensino Médio e Fundamental) de Matemática nas Escolas Estadual Rotary e Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira . Professora Tutora das disciplinas da modalidade EaD no Uniaraxá ( Centro Universitário do Planalto de Araxá) de fevereiro de 2013 à dezembro de 2018 . Membra da COPESE ( Comissão do Processo Seletivo e Captação de Alunos) (2017 e 2018). Professora de Geometria Analítica, Álgebra, Geometria Descritiva, Cálculo Integral e Diferencial I, II e III , Matemática e Estatística nos cursos Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Comercial , Gestão em Recursos Humanos, Administração, Ciências Contábeis, Agonomia, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação no Centro Universitário do Planalto de Araxá ( Uniaraxá),desde 2013. Coordenadora do Curso de Licencatura em Matemática ( EAD).
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
História da Educação
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A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escolanovistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas.
Filosofia da Educação
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Conceito e evolução da Filosofia. Filosofia, religião, ateísmo e ciência. Senso comum, ciência e Filosofia. Os principais períodos históricos da Filosofia. Temas em Filosofia: realidade, consciência, razão, liberdade, historicidade, ideologia, alienação, educação, trabalho, cidadania, Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Pré-Cálculo
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Aborda ateoria de conjuntos, enfatizando os números naturais, inteiros, racionais e reais, com suas operações, propriedades e a notação de intervalos de números reais. Apresenta as resoluções de equações polinomiais, inequações e equações modulares. Introduz o estudo de funções polinomiais (1º e 2º grau), modulares, exponenciais, logarítmicas e racionais, trigonometria e funções trigonométricas. Explica o Princípio Fundamental da Contagem, permutações, arranjos e combinações.
Fundamentos de Geometria
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Aborda a geometria euclidiana plana, destacando segmentos, ângulos paralelismo, perpendicularidade, teoremas de Tales e Pitágoras, estudo de triângulos, quadriláteros, circunferência e o círculo e polígonos. Apresenta noções de áreas e perímetros de figuras planas. Introduz a Geometria espacial e o estudo de poliedros e sólidos de revolução. Apresenta as noções de medidas de superfícies e volumes de sólidos, destacando prismas, pirâmides, cilindros, cones e esfera.
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional
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2
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Currículo e avaliação da aprendizagem. Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação do Projeto-político-pedagógico-escolar. Currículo e plano de ensino. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil. A avaliação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Atividades de Extensão I
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Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária interdisciplinar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão e aplicação prática a partir da realidade e vivência dos problemas cotidianos proporcionando uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Geometria Analítica
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Apresenta as coordenadas cartesianas no R² e no R³ e a distância entre dois pontos. Estuda vetores no R² e R³, destacando as operações de adição, subtração, multiplicação por escalar e os produtos escalar, vetorial, duplo produto vetorial e misto. Aborda o estudo da reta e do plano, destacando suas equações, distâncias e a posição relativa entre pontos, retas e planos. Introduz o estudo das cônicas e quádricas. Aborda sistema de coordenadas polares, destacando a conversão de coordenadas.
Álgebra Linear
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Estuda as matrizes com suas operações, propriedades e os determinantes. Aborda os sistemas de equações lineares, destacando os diferentes tipos e resoluções. Introduz os conceitos de espaços e subespaços vetoriais, dependência e independência linear, base e dimensão e transformações lineares. Apresenta os autovalores e autovetores e suas aplicações.
Didática
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2
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A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Matemática Financeira
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Configuração da HP; operações com datas; porcentagem; variação percentual; percentual do total, lucro e prejuízo; juros simples (Atualização de Dívidas, Hot-Money, etc.); cálculos de factoring (Descontos de Borderô, Cheques, etc.); juros compostos (Poupança e CDB); estudo das taxas (Nominal, Efetiva e Equivalente); empréstimos e financiamentos (Bancários e do Comércio); cobrança (Atualização e Renegociação de Dívidas); vendas (com e sem entrada, pré e pós) e tabela de fatores (criação de Números Índices).
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira
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As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento
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Novos Rumos no ensino e na aprendizagem de Matemática. As novas tendências do ensino de matemática. A construção do conhecimento Matemático. O método da resolução de Problemas: aprender a resolver para aprender. A interdisciplinaridade e os projetos em matemática. A Didática da Matemática. Conceitos fundamentais de Matemática relacionados ao eixo temático "Números e operações". Resolução de Problemas relacionados ao eixo temático "Números e operações". A abordagem dos conteúdos no livro didático de Matemática. As diversas metodologias para o ensino de Matemática.
Atividades de Extensão II
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Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária interdisciplinar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão e aplicação prática a partir da realidade e vivência dos problemas cotidianos proporcionando uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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0
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Componentes Curriculares
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Educação e Novas Tecnologias
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Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos.
Estatística
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Variáveis aleatórias discretas; algumas variáveis aleatórias contínuas importantes; introdução à estatística; conceituação de população e amostra; variáveis estatísticas; conceituação de distribuição por frequência; representação gráfica; medidas de tendência central; medidas separatrizes e medidas de distribuição; medidas de assimetria e curtose; correlação e regressão; introdução à probabilidade; espaços amostrais finitos; probabilidade condicionada e independência; variáveis aleatórias unidimensionais; funções de variáveis aleatórias; noções fundamentais de probabilidade e estatística e suas formas de apresentação e análise.
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Uma Variável
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Definição e interpretação de derivada. Regras de derivação. Taxa de variação. Regra da cadeia, derivação implícita, derivadas de ordem superior. Aplicações (Máximo, mínimo e ponto de inflexão). Regra de L'Hôspital. Área e estimativa de somas finitas, Limites de somas finitas. Integral definida. Integral indefinida. Teorema Fundamental do Cálculo. Regras de integração. Integral por partes. Integral de funções trigonométricas. Substituições trigonométricas. Cálculo de áreas entre curvas. Cálculo de volume de sólidos de rotação.
Componentes Curriculares
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Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
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Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia: noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento.
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis
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Coordenadas Retangulares e Polares. Mudança de coordenadas. Aplicações; Integrais Duplas e Triplas: Coordenadas Cilíndricas e Esféricas. Mudança de coordenadas. Aplicações; Integral de linha: Campos vetoriais. Parametrização de curvas. Independência de caminhos; Aplicações. Teorema de Green, Divergência, Teorema de Gauss, Rotacional, Teorema de Stokes e Aplicações; Equações diferenciais ordinárias: introdução, conceitos básicos; Equações diferenciais de 1ª ordem: separáveis, exatas e lineares; Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias lineares. Aplicações; Equações diferenciais de 2ª ordem com coeficientes constantes homogêneas e não homogêneas. Método de variação de parâmetros e coeficientes a determinar. Aplicações.
Atividades de Extensão III
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Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária interdisciplinar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão e aplicação prática a partir da realidade e vivência dos problemas cotidianos proporcionando uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Física
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Aborda unidades de medidas, grandezas físicas e vetores. Estuda o movimento em uma e duas dimensões. Estuda as Leis de Newton, Leis de Conservação da Energia e dos Momentos Linear e Angular e suas aplicações. Apresenta noções de ondulatória, termodinâmica, óptica e eletromagnetismo.
Educação Especial e Políticas de Inclusão
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Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão.
Componentes Curriculares
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Metodologia e Prática do Ensino da Matemática
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A importância da Geometria para o desenvolvimento do homem. A criança e o mundo que a cerca. O aluno do ensino fundamental e sua relação espaço temporal. Conceitos fundamentais de Matemática relacionados aos eixos temáticos “Espaço e Forma”, “Grandezas e medidas”. Da Geometria espacial à Geometria plana. Desenho Geométrico usando régua, transferidor e compasso. Estudo de ângulos: medidas, classificação e construção. Resolução de Problemas relacionados aos eixos temáticos "Espaço e Forma" e "Grandezas e medidas". A abordagem dos conteúdos de Geometria no livro didático de Matemática. O importante papel dos jogos na construção dos conceitos matemáticos. As diversas metodologias para o ensino de Geometria.
Ética
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Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações.
Atividades de Extensão IV
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Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária interdisciplinar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão e aplicação prática a partir da realidade e vivência dos problemas cotidianos proporcionando uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Teoria do Currículo
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Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica.
LIBRAS
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Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa.
Estágio em Matemática I
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140
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140
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Componentes Curriculares
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Equações Diferenciais
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Aborda sequências e séries como ferramenta para a resolução de equações diferenciais. Apresenta conceitos básicos das equações diferenciais, a classificação, suas condições iniciais, de contorno e aplicações como a transformada de Laplace e Séries de Fourier. Explica as equações diferenciais lineares e introduz as equações diferenciais parciais.
Álgebra
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A teoria dos números com o estudo de números inteiros, indução, divisibilidade, MDC, MMC, Teorema Fundamental da Aritmética, números primos, classes de congruência módulo n, equações diofantinas lineares e o Teorema Chinês dos Restos. Aborda o estudo de grupos, subgrupos, subgrupos normais, classes laterais, grupos cíclicos, grupos de permutação e grupos de simetrias de figuras planas e espaciais. Apresenta o estudo de anéis, ideais, homomorfismos, anel quociente, anel de polinômios e o Teorema Fundamental da Álgebra. Estuda o conceito de corpos, extensões de corpo, corpo de raízes de um polinômio sobre Q, corpo dos números complexos, raízes da unidade, equações de 3º e 4º graus e homomorfismos.
Cálculo Numérico
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Os principais conceitos e fundamentos dos métodos numéricos que fornecem meios de gerar soluções de forma que possam reproduzir o comportamento de um sistema físico simples e dos métodos numéricos adequados na solução de situações problemas aplicados.
Atividades de Extensão V
0
0
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Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária interdisciplinar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão e aplicação prática a partir da realidade e vivência dos problemas cotidianos proporcionando uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
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25
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Componentes Curriculares
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Estágio em Matemática II
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Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Variáveis Complexas
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Introdução ao estudo dos números complexos. Definiçãodas funções de uma variável complexa e das funções Analíticas. Abordagemda integração de funções de variável complexa, o Teorema de Cauchy, a fórmula integral de Cauchy, as séries de potências, singularidades e o Teorema do Resíduo.
Análise Real
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Noções de lógica, conjuntos finitos e conjuntos infinitos, enumeráveis e não-enumeráveis. Os números reais, com suas propriedades algébricas e de ordem, supremo e ínfimo. Introdução a topologia na reta. Limite de funções, continuidade, diferenciabilidade e integração.
Componentes Curriculares
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TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Consiste na elaboração de um projeto, na área de conhecimento da Licenciatgura em Matemática: Definição da pesquisa, contextualização do tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia e referências bibliográficas básicas. Terá a supervisão de um orientador dentre do quadro de professores do UNIARAXÁ. O trabalho será submetido por escrito ao supervisor do TCC / Coordenador do Curso. Normas da ABNT. Normas do UNIARAXA.
Estágio em Matemática III
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Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Atividades de Extensão VI
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Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária interdisciplinar com a articulação do ensino, pesquisa e extensão e aplicação prática a partir da realidade e vivência dos problemas cotidianos proporcionando uma visão abrangente do papel do professor de Matemática na sociedade.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.