•Formar profissionais qualificados primordialmente para o exercício da docência. Parte significativa do nosso esforço deverá se concentrar na preparação e formação dos futuros profissionais para atuarem na escola básica e em atividades ligadas ao planejamento e construção do espaço, tendo em vista sua responsabilidade como cidadão que vive a vida da cidade; •Capacitar para o exercício da docência e da pesquisa sem dissociar ambas as habilidades;•Desenvolver o espírito crítico frente às demandas sociais, econômicas, culturais e políticas de nossa sociedade contribuindo com reflexões que favoreçam a formação de cidadãos conscientes; •Capacitar o aluno para a compreensão do espaço em suas múltiplas dimensões e em diferentes escalas; •Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações geográficas; •Desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional; •Desenvolver as capacidades de reflexão e de observação com vistas a uma atuação profissional criativa, eficiente e ética.
Formação:
O curso de Licenciatura em Geografia do UNIARAXÁ tem com pressuposto formar profissionais capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo atentos e críticos, com um olhar para a importância da Geografia no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade, no intuito de: •Estimular a capacidade dos licenciandos em geograsfia de dialogar com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação completa e problematizadora das temáticas educacionais; •Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos, e a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; •Conhecer as informações básicas referentes às diferenças entre os espaços e os lugares, assim como suas inter-relações; •Transitar pelas fronteiras entre a Geografia e as outras áreas do conhecimento; •Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também, em instituições de ensino e de pesquisa; •Promover a pesquisa geográfica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de “fazer a geografia” consagradas pela ciência.
A pesquisadora é Geógrafa de formação, Mestre em Geologia, Especialista em Geoprocessamento Ambiental, pela Universidade de Brasília UnB. Atualmente é Coordenadora dos cursos Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia, no UNIARAXÁ; Professora nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia no UNIARAXÁ; e Professora de Geografia efetiva (PEB) na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Têm experiência em geociências, com ênfase no magistério superior em geologia e geografia física, na pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente em mineralogia de argilas. Em ciências humanas, no ensino básico de geografia nos níveis fundamental e médio. Como assistente de curadoria, na conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão. Na direção de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR). E no curso de Geologia, na UnB, na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina."
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
História da Educação
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2
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A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escolanovistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas.
Filosofia da Educação
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Conceito e evolução da Filosofia. Filosofia, religião, ateísmo e ciência. Senso comum, ciência e Filosofia. Os principais períodos históricos da Filosofia. Temas em Filosofia: realidade, consciência, razão, liberdade, historicidade, ideologia, alienação, educação, trabalho, cidadania, Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Geografia: história, cenários e campo de atuação
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Origem do pensamento Geográfico. A historiografia do saber geográfico. Principais obras e autores referências do saber geográfico. A formação da Geografia como ciência moderna. A institucionalização da Geografia. As principais escolas nacionais de Geografia: Geografia clássica, Geografia neopositivista, Geografia marxista, Geografia humanística. Autores, correntes filosóficas, conceitos, relação sociedade e meio, principais metodologias de trabalho. A importância do espaço na sociedade contemporânea. A pluralidade metodológica da Geografia em finais do século XX. As novas relações espaço-tempo e os desafios para a ciência geográfica no terceiro milênio.
Sociologia da Educação
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Criação da Sociologia como ciência independente. Principais pensadores. As relações educação e sociedade e educação e Sociologia. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim e Weber) e no discurso dos autores contemporâneos. O cotidiano escolar: investigação e análise. Análise sociológica do processo educacional e seus desafios. A escola, a educação e os profissionais de educação; o professor como mantenedor da ordem social; o professor como questionador e transformador da ordem social; o professor como ator social. Funções sociais do professor.
Climatologia
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Fundamentação teórica da disciplina. Conceitos em climatologia e meteorologia. Estrutura e composição da atmosfera. Influência dos movimentos da Terra na distribuição da radiação solar. A formação da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a interação com os fatores geográficos, massas de ar e circulação atmosférica.
Atividades de Extensão I
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
0
0
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Componentes Curriculares
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Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
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Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia - noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento.
Geomorfologia
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Evolução dos conceitos em Geologia. Constituição interna do globo terrestre. Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra. Minerais e rochas, classificação, distribuição e importância econômica. Fatores e processos envolvidos na dinâmica externa. Conceitos básicos de pedologia. Identificação, classificação e funcionalização das formas do relevo e dos processos atuantes na modelagem da superfície terrestre. As diversas formas erosivas formadoras do relevo terrestre. A visão sistêmica das bacias de drenagem associada aos processos hidrológicos. O desenvolvimento do conhecimento científico sobre a evolução do relevo em diferentes escalas espaciais e temporais.
Didática
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2
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A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem.A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Geografia Econômica
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Referenciais teóricos da geografia econômica nos processos históricos e contemporâneos de produção do espaço. Processos atuais de reestruturação produtiva. Reestruturações das formas de organização do trabalho, do espaço e das instituições em suas diferentes dimensões: econômicas, sociais, políticas e territoriais. Organização das atividades produtivas industriais e os respectivos impactos territoriais. Fontes de energia no mundo e no Brasil. Organização econômica e a distribuição industrial no território. Mudanças ocorridas na produção contemporânea do espaço brasileiro.
Política Educacional e Organização escolar Brasileira
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As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Cartografia
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Representações cartográficas e ensino de Geografia. Cartografia escolar e ensino de Geografia. As representações cartográficas enquanto texto: percepção, subjetividade e abstração do espaço: os mapas mentais. Legendas e símbolos: codificação e reinterpretação do espaço. Escala percepção do espaço e construção de espacialidades. As coordenadas geográficas e o processo de localização, dimensionamento e correlação de fenômenos. Localização e orientação enquanto habilidades básicas. O Atlas como recurso didático de referência do conhecimento sem contextualização à aquisição de habilidades: correlação de textos, construção de conhecimentos e reprodução de informações ao mapeamento de fenômenos sócio-ambientais. A cartografia digital e o ensino da Geografia: princípios e aplicações práticas e análise de imagens satélites.
Atividades de Extensão II
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0
0
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Geografia Urbana
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Fenômeno urbano, espaço urbano, redes. Perspectivas teóricas da geografia urbana e suas aplicações. A cidade na história. Urbanização, industrialização e terciarização. Globalização e urbanização do mundo. Morfologia urbana. Produção do espaço urbano: valorização do espaço, agentes e ações. Produção social da cidade e segregação urbana. Política urbana, planejamento e gestão. Cultura urbana, cotidiano e modo de vida.
Geografia Agrária
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O urbano e o rural: processo de unificação promovido pelo capitalismo; os processos de modernização, industrialização e formação dos complexos agroindustriais no Brasil; a estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo; agricultura e meio-ambiente; a questão da reforma agrária.
Ética
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2
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Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações.
Componentes Curriculares
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Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade
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Dimensão socioambiental da educação. Histórico da Educação Ambiental. Educação Ambiental formal e informal. Meio Ambiente como Tema Transversal. Alfabetização ecológica. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental rural e urbana. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura. A escola sustentável. A formação do professor de ciências: atitudes de pesquisa e busca de autonomia. O ensino de ciências no ensino fundamental: objetivos e metodologias. Ensino de ciências e os temas transversais. O ser humano e sua relação com o meio ambiente. A pedagogia de projetos para o ensino de ciências. Formação pela pesquisa: observação levantamento de dados e experimentação.
Geografia da População
78
2
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Modelos de desenvolvimento e crescimento da população; teorias e políticas demográficas: produção, emprego e consumo: reestruturação produtiva, ocupacional e territorial da população: migrações, diferença, alteridade e as novas espacialidades.
Educação e Novas Tecnologias
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Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos.
Atividades de Extensão III
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Educação Especial e Políticas de Inclusão
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Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão.
Geoprocessamento
78
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Geoprocessamento: surgimento, evolução e interdisciplinaridade. Dados georreferenciados. Principais geotecnologias. GPS. Sensoriamento remoto como forma de obtenção de dados. Bancos de dados geográficos. Arquitetura dos Sistemas de Informação Geográfica. Analise espacial. Modelos Numéricos do Terreno. Geoprocessamento e Planejamento Urbano. Geoprocessamento e Planejamento Ambiental.
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional
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80
Currículo e avaliação da aprendizagem. Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação do Projeto-político-pedagógico-escolar. Currículo e plano de ensino. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil. A avaliação nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Componentes Curriculares
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Teoria do Currículo
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Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica.
LIBRAS
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Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa.
Estágio em Geografia I
0
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-
140
-
140
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Atividades de Extensão IV
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas
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Pluralidade cultural, necessidades educacionais especiais; inclusão social e movimentos sociais. Diferenças e desigualdades no acesso à educação escolar no Brasil. Ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural, étnica e sócio educacional. Políticas Organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Educação Especial. Contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Educação de Jovens e Adultos. A prática e a construção da cidadania na EJA. História da EJA na educação brasileira. Educação Indígena. Educação Quilombola. Educação no MST. Outras práticas educacionais alternativas no Brasil.
Geografia Política
38
2
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-
40
Espaço, poder e território. O paradigma lista, a Geografia política e a geopolítica clássica. Os novos parâmetros da geopolítica. O papel e a natureza do Estado territorial. O pacto federativo e os poderes locais. Nacionalismos e regionalismos no mundo contemporâneo. Velhos e novos significados para a guerra e para as fronteiras. Geopolítica global, resistências e a noção de império.
Componentes Curriculares
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Geografia do Brasil
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O conceito de território. A evolução do conceito de território na Geografia e a contribuição das demais ciências sociais na atualização do conceito. O conceito de território e o ensino de Geografia. A formação territorial do Brasil. Estado nacional e unidade territorial. A construção da identidade nacional. A formação territorial do Brasil e o ensino de Geografia. Periodização espacial e regionalizações do Brasil. O Brasil do arquipélago e o pacto federativo nacional. A integração econômica do espaço nacional: industrialização, urbanização, modernização da agricultura, os movimentos migratórios, o planejamento regional – hierarquias e redes espaciais. O Brasil na era da globalização: a opção internacionalizante e as novas tendências dos padrões espaciais.
Estágio em Geografia II
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140
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Atividades de Extensão V
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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TOTAL
Geografia da Mundialização
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80
A Formação do terceiro Mundo: O capitalismo e colonialismo, revolução Comercial, implantação do colonialismo na América; Capitalismo Industrial e Neocolonialismo: Revolução Industrial, Capitalismo Monopolista e Financeiro; partilha da África e Ásia; Processo de descolonização e Imperialismo.
Biogeografia
78
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80
Conceituação e importância da Biogeografia e as inter-relações com as ciências afins. A biosfera. A vida e os ambientes no tempo e no espaço. Os grandes domínios de vegetação. Zoogeografia, Biogeografia e conservação da natureza. Principais biomas brasileiros. O processo de degradação antrópica sobre as principais regiões biogeográficas. Análise e valoração das áreas verdes urbanas.
Componentes Curriculares
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TOTAL
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Consiste na elaboração de um projeto, na área de conhecimento da Licenciatgura em Geografia. Definição da pesquisa, contextualização do tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia e referências bibliográficas básicas. Terá a supervisão de um orientador dentre do quadro de professores do UNIARAXÁ. O trabalho será submetido por escrito ao supervisor do TCC / Coordenador do Curso. Normas da ABNT. Normas do UNIARAXA.
Estágio em Geografia III
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120
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Atividades de Extensão VI
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50
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.