• TESTE VOCACIONAL
  • INSCREVA-SE
Educação Física - Híbrido - DISTÂNCIA
(Licenciatura)
Habilitação Licenciatura

Duração Semestres

Formar profissionais competentes, criativos, éticos e com visão sistêmica para atuação nos diversos campos da educação.
Formação
Formar professores de Educação Física qualificados para a docência deste componente curricular na educação básica, visando a formação, ampliação e enriquecimento cultural do(a)s aluno(a)s, com o propósito de aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, prazeroso, saudável e eticamente orientado.

Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional para a docência da Educação Física na educação básica, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Ana Paula Martins Ribeiro

Coordenador Titular

Atualmente a pesquisadora é coordenadora dos cursos de licenciatura do ensino a distância (EaD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UniAraxá) e professora nos cursos das engenharias Civil e Ambiental e Sanitária e no curso de Agronomia do UniAraxá. É Mestre em geologia, desde 2011 e Especialista em Geoprocessamento Ambiental, desde 2013 pela Universidade de Brasília (UnB). É Bacharela e Licenciada em geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS) e Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2006 e 2014 respectivamente. Possui cerca de 90 % do curso de graduação em Geologia pela UnB, onde no ano 2000 concluiu o Trabalho Final (TF), que consiste na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina.
No período de 2010 a 2017 atuou como professora autora, professora supervisora e tutora no EaD do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (EaD/UnB). No biênio 2015 a 2017 foi Diretora de comunicação e publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR).
Têm experiência em geociências, com ênfase na área de ensino superior em geologia e geografia física e na área de pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente com mineralogia de argilas, na Universidade de Brasília (UnB). Em ciências humanas, atuando como professora de geografia nos níveis fundamental e médio na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E como assistente de curadoria no Museu de Geociências da Universidade de Brasília (MGeo/UnB), trabalhando com conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018 Publicada DOU 17/01/18

TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - 25 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Economia 78 2 80 - - - - 80
Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Anatomia Humana 68 12 80 - - - - 80
Atletismo 38 42 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Aprendizagem Motora 28 12 40 - - - - 40
Metodologias na Educação Física Escolar 68 12 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
38 42 80 - - - - 80
Homem, Cultura e Sociedade 38 2 40 - - - - 40
Movimento e Desenvolvimento Humano 68 12 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Cinesiologia e Biomecânica 58 22 80 - - - - 80
Gestão da Educação Básica e Políticas Públicas 28 12 40 - - - - 40
Libras 38 42 80 - - - - 80
Estudos do Lazer 18 22 40 - - - - 40

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Handebol 38 42 80 - - - - 80
Fundamentos da Ginástica 38 42 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação Física na Educação Infantil 28 12 40 - - - - 40
Voleibol 78 2 80 - - - - 80
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico 38 2 40 - - - - 40
Estágio Supervisionado I - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Futebol 38 42 80 - - - - 80
Jogos e Brincadeiras 38 2 40 - - - - 40
Educação Física Adaptada 28 12 40 - - - - 40
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 28 12 40 - - - - 40
Fisiologia do Exercício 58 22 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado II - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia da Educação 38 2 40 - - - - 40
Futsal 38 42 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Dança e Expressão Corporal 38 42 80 - - - - 80
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental 28 12 40 - - - - 40
Estágio Supervisionado III - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação Física no Ensino Médio 28 12 40 - - - - 40
Planejamento e Organização de Eventos na Escola 58 22 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado IV - - - - - - - 100
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Medidas Antropométricas e Avaliação 28 12 40 - - - - 40
Lutas 18 22 40 - - - - 40
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Primeiros Socorros 18 22 40 - - - - 40
Trabalho de Conclusão de Curso - - - - - - - 80
Laboratórios utilizados pelo Curso
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação