Formar profissionais competentes, criativos, éticos e com visão sistêmica para atuação nos diversos campos do Bacharel em Educação Física.
Formação:
Currículo do Curso:
Para alcançar os objetivos propostos, o currículo do curso de Bacharelado em Educação Física do UNIARAXÁ foi construído tendo como base a resolução CNE/CES Nº 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 (DCN’s dos Cursos de Graduação em Educação Física) e levando em consideração as demandas do mercado de trabalho.
Possibilidades de atuação (mercado de trabalho)
São variadas e crescentes as demandas do mercado de trabalho relacionadas ao Profissional Bacharel em Educação Física. Este profissional pode atuar em diversas áreas que prestem serviços relacionados às atividades físicas e desporto, como por exemplo: em academias de ginástica, hospitais, estúdios, Personal Trainner, escolinhas de esportes (natação, futebol, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística, ginástica rítmica, lutas, esportes adaptados, esportes de aventura e outros), treinador de esportes, preparador físico, recreador, prescrição de atividades físicas para grupos especiais, líder e integrante de equipe multidisciplinar, pesquisador, entre outros.
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2006). Especialista em Esportes e Atividades Físicas para pessoas com deficiência pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF (2011). Atuação no Projeto Atividade Física para portadores de Deficiência, realizado no UNIARAXÁ em parceria com o a Secretaria Estadual de Esportes e da Juventude de Minas Gerais - Minas Paraolímpica (Coordenadora e Responsável pelo Clube - 2010 a 2013). Secretária Administrativa do Curso de Educação Física e demais Cursos da área da Saúde do Centro Universitário do Planalto de Araxá de 2003 a 2020. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física. Atualmente professora do Curso de Educação Física EAD e professora orientadora de Estágio do Curso de Educação Física EAD - Centro Universitário do Planalto de Araxá.
Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Anatomia do Aparelho locomotor: sistema ósseo, sistema articular; sistema muscular. Sistema cardiocirculatório, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema genital masculino e feminino sistema endócrino, sistema tegumentar e sistema linfático.
Ciências Morfológicas e Moleculares
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos das Ciências Morfológicas. Biologia Celular e Molecular: Métodos de Estudo. Organização Molecular da Célula. Membranas Biológicas e composição molecular. Citoesqueleto. Matriz Extracelular. Organelas Citoplasmáticas e estruturas moleculares. Núcleo e Nucléolo. Divisão celular (Mitose e Meiose). Estudo morfofuncional e microscopia dos tecidos humanos básicos: epiteliais, conjuntivos (adiposo, cartilaginoso, ósseo, hematopoiético e sanguíneo), musculares e nervosos.
História e Fundamentos da Educação Física
78
2
80
-
-
-
-
80
Apresentação dos aspectos históricos da Educação Física estratificado por períodos e movimentos e contextualização social e cultural. Reflexão sobre a influência da Educação Física do ponto de vista cultural e educacional.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Liderança e Motivação
38
2
40
-
-
-
-
40
O Papel do Líder; Compromissos do Líder; Estilos de Liderança; Eficácia dos Estilos; O comprometimento do Grupo; Produtividade; Colaboração; Motivação; Percepção de Estilos Motivacionais; Maturidade Comportamental da equipe.
Estudos do Lazer
70
10
80
-
-
-
-
80
Introdução aos estudos do lazer como fenômeno-cultural e campo de estudos e suas relações com a Educação Física. Estudos sobre relações e significados de Recreação, Lazer, Ludicidade e Educação Física, considerando diferentes perspectivas que vêm influenciando o planejamento e trabalho do profissional de educação física no espaço formal da escola, a vivência e a avaliação de conteúdos culturais do lazer. Conceitualização de recreação, lazer, jogo e brincadeira. Elaboração, execução e avaliação de projetos em lazer e em recreação. Significado do lazer como parte do movimento social, suas manifestações e implicações na sociedade brasileira.
Atividades de Extensão I
0
0
0
-
-
-
-
80
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena.
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Futebol e Futsal
70
10
80
-
-
-
-
80
Aspectos histórico-culturais do futsal no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras. Metodologias de ensino aprendizagem do Futsal. Fundamentos técnicos do jogador de linha e goleiro do Futsal. Fundamentos táticos básicos do Futsal – sistemas de defesa e de ataque. Aspectos histórico-culturais do Futebol no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento, relações étnico-raciais, afro-brasileiras e indígenas, institucionalização e regras; Metodologias de ensino aprendizagem dos fundamentos técnicos do jogador de linha e goleiro do Futebol. Fundamentos táticos do Futebol de campo – sistemas de defesa e de ataque; Futebol e sua concepção macro esportiva: evento comercial, instrumento de ascensão social, ferramenta de instrução e formação de indivíduos, direitos humanos.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
78
2
80
-
-
-
-
80
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica. Elaboração de citações e referências. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. Boas práticas e a ética na realização da pesquisa científica.
Fisiologia Humana
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução à fisiologia: conceitos, organização estrutural e funcional do corpo humano. Biofísica da membrana celular. Fisiologia dos sistemas muscular e esquelético. Introdução a Fisiologia do exercício. Coordenação nervosa e controle dos movimentos. Órgãos dos Sentidos. Fisiologia das trocas gasosas. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia do sangue e Sistema Linfático. Fisiologia do sistema excretor e osmorregulação. Fisiologia da digestão. Controle endócrino e fisiologia da reprodução. Noções de Fisiopatologia. Noções de hemodinâmica.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Movimento e Desenvolvimento Humano
38
2
40
-
-
-
-
40
Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento motor. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento motor nas diferentes fases de maturação do indivíduo, da preconcepção até a terceira idade. Princípios teóricos relacionados ao ensino-aprendizagem e desempenho de habilidades motoras, nas suas diversas implicações: saúde/reabilitação, recreação/lazer e rendimento.
Medidas Antropométricas e Avaliações
33
7
40
-
-
-
-
40
Conceitos básicos de testes, medidas e avaliações antropométricas e funcionais. Análise, interpretação e aplicabilidade dos diferentes protocolos de avaliação física, como subsídio para prescrição de exercícios para as diversas populações.
Voleibol
33
7
40
-
-
-
-
40
Introdução aos estudos do voleibol como fenômeno-cultural e suas relações com a Educação Física. Aspectos fundamentais da aprendizagem motora ao treinamento técnico e do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático. A preparação técnica, tática, física e psicológica no voleibol. Processos didático-metodológicos para o processo de treinamento do voleibol. Perspectivas da educação em direitos humanos e por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Homem, Cultura e Sociedade
38
2
40
-
-
-
-
40
Homem, cultura e sociedade. Origens da cultura. Etnocentrismo e Relativismo. Cultura, sociedade e ideologia. Caracterização e objeto de estudo da Antropologia e da Sociologia Cultural e suas interfaces com o campo da saúde. O processo saúde/doença numa abordagem antropossociológica. Práticas, representações e valores culturais na sociedade contemporânea. Representações sociais do processo saúde/doença. Representações do corpo e sua interface com a saúde e a cultura. Envelhecimento.
Cinesiologia e Biomecânica
78
2
80
-
-
-
-
80
Cinesiologia: Estudo funcional do aparelho locomotor nos movimentos fundamentais. Classificação das articulações e análise dos graus de liberdade aplicados ao movimento. Os movimentos corporais e as cadeias cinéticas, estrutura articular, dinâmica muscular e suas relações com os movimentos do corpo humano. Conceitos e fundamentos da Biomecânica. Estudo da eficiência do sistema muscular no movimento esportivo por meio das propriedades e conceitos mecânicos, mecanismos, tipos de tensões e trabalhos corporais. O corpo como um sistema de alavancas.
Handebol
33
7
40
-
-
-
-
40
História e evolução do handebol. Metodologias de ensino e treinamento dos fundamentos técnicos e princípios táticos do handebol. Scout, súmulas e os elementos que envolvem as preparações física e psicológica de atletas e equipes para competições.
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania
78
2
80
-
-
-
-
80
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Leitura e Produção de Textos
38
2
40
-
-
-
-
40
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Atividades de Extensão II
0
0
0
-
-
-
-
80
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena.
Atletismo
70
10
80
-
-
-
-
80
Aspectos constitutivos do atletismo: História, técnica, tática, regras, interfaces com a política e com a cultura. Classificação das provas atléticas de corridas de fundo, meio fundo e velocidade. Revezamentos e corrida com barreiras. Saltos: triplo, extensão, com vara e em altura. Arremessos de peso e do martelo e lançamentos do disco e do dardo.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Fisiologia do Exercício
78
2
80
-
-
-
-
80
Abordagem dos efeitos crônicos e agudos do exercício no corpo humano. Um grande enfoque na compreensão da performance atlética humana, utilizando a aplicação de resultados de pesquisa através de recursos tecnológicos de informação e comunicação (softwares e dispositivos de mensuração de valências fisiológicas) relacionados ao treinamento e a competição, saúde e estética.
Basquetebol
33
7
40
-
-
-
-
40
Introdução aos estudos do basquetebol como fenômeno-cultural e suas relações com a Educação Física. Abordagem teórico-prática dos procedimentos inerentes ao processo de ensino aprendizagem aplicado à iniciação no basquetebol nas suas diferentes formas de expressão e de rendimento. Processos didáticos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. Fundamentos técnicos e táticos, preparação física e psicológica no basquetebol. Processos didático-metodológicos para o processo de treinamento do basquetebol. Perspectivas da educação em direitos humanos e por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.
Fundamentos da Ginástica
38
2
40
-
-
-
-
40
Origem e evolução da Ginástica no mundo e no Brasil. Terminologia e aplicação das Ginásticas Artística e Rítmica nos diferentes contextos da Educação Física. Medidas de segurança e auxílio na aprendizagem dos exercícios ginásticos. Métodos, classificação e modelos ginásticos. Abordagem teórico-prática dos elementos básicos.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Lutas: Modalidades Esportivas de Combate
38
2
40
-
-
-
-
40
Conhecer os conceitos básicos de lutas e artes marciais. Utilizar o conteúdo de lutas como ferramenta de ensino aprendizagem e formação do indivíduo.
Dança e Expressão Corporal
70
10
80
-
-
-
-
80
Estudo da dança nos diversos contextos histórico-culturais; seus estilos e significados ao longo do tempo. Desenvolvimento de atividades de consciência corporal, expressão e movimento. A dança criativa, o processo coreográfico e sua aplicabilidade. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas da dança moderna a contemporânea - planejamento, aplicação e avaliação. Compreensão das possibilidades de manifestação da dança. Estudos e pesquisas no campo teórico-prático.
Atividade Física e Esportes para Pessoa com Deficiência
78
2
80
-
-
-
-
80
Considerações históricas, conceitos e terminologia do esporte adaptado. Características das Deficiências: Sensoriais, Físicas, Intelectuais, Psicossocial e Transtorno do Espectro Autista. Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista. Estudo e vivência das técnicas de orientação das atividades físicas adaptadas. Avaliação, planejamento, prescrição e aplicação de atividades físico-esportivas em função dos tipos de deficiência.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Bases Metodológicas do Treinamento Físico-Esportivo
78
2
80
-
-
-
-
80
Conhecer a terminologia do treinamento físico-esportivo, a evolução histórica dos métodos de treinamento e seu estágio atual. Entender os efeitos do treinamento sobre o organismo humano. Entender os princípios do treinamento físico-esportivo e seus componentes, bem como, as capacidades físicas e a sua colocação no plano do treinamento. Compreender as principais formas de exigências motoras, controle das cargas de trabalho e os principais métodos de treinamento. Bases da avaliação física, o planejamento e a periodização do treinamento físico-esportivo na perspectiva da promoção da saúde e do alto rendimento.
Esportes de Aventura
33
7
40
-
-
-
-
40
A disciplina de caráter teórico prático deverá propiciar a compreensão da história dos esportes de aventura, aspectos geográficos e ambientais, equipamentos utilizados, formas de manuseio, normas de segurança e certificações internacionais, deverá também desenvolver habilidades metodológicas para o ensino da prática de diversas modalidades relacionadas aos esportes de aventura, buscando através da interação com o meio, o desenvolvimento de uma consciência ecológica e do respeito ao meio ambiente.
Educação Física e Esportes Adaptados
70
10
80
-
-
-
-
80
Compreender o esporte como meio de vivência corporal através de modalidades esportivas adaptadas, utilizando a evolução do esporte como meio de reabilitação até o surgimento das Paralimpíadas. Dominar programas individualizados de treinamento e adaptações que possam ser realizadas proporcionando a inclusão esportiva. Ampliar o conhecimento sobre os esportes paralímpicos e suas características.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Estágio Curricular Profissional I
0
0
0
-
-
160
-
160
Execução e vivência prática do plano de estágio nas Instituições que promovam atividades relacionadas à atuação da Educação Física no eixo de conhecimento esporte; evidenciadas pelas etapas de desenvolvimento do ser humano, planejamento administrativo, desenvolvimento tecnológico e/ou pesquisas.
Atividades de Extensão III
0
0
0
-
-
-
-
80
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Educação Física e Promoção de Saúde
78
2
80
-
-
-
-
80
Definições e conceitos de promoção de saúde e qualidade de vida: equidade, resiliência, coping, fatores protetores, fatores de risco, vulnerabilidade, risco, “empowerment”, conceitos de saúde e qualidade de vida, entre outros. Sistema único de saúde – SUS: história, implantação e legislação. Educação Física na atenção primária, secundária e terciária à saúde. Análise e elaboração de projetos e programas de atividades físicas voltados para diferentes públicos e contextos de atuação do profissional de Educação Física.
Treinamento Contra-Resistência
70
10
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica da Musculação. Metodologia da Musculação. Planejamento didático- pedagógico. Curva de esforço. Formas pedagógicas de abordagem muscular. Sequencia pedagógica de execução das tarefas. Variantes do método da musculação. Macrociclo, mesociclo e microciclo de treino aplicado.
Empreendedorismo
78
2
80
-
-
-
-
80
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Atividades Rítmicas, Dança e Fitness
33
7
40
-
-
-
-
40
Ritmo e movimento. Introdução às ginásticas de academia. Modalidades da ginástica de academia: teorias, objetivos e práticas. Práticas rítmicas de academia. Práticas de combate de academia. Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Ginástica aeróbica, step-training e jump. Crossfit. Treinamento funcional, ciclismo indoor e pump
Estágio Curricular Profissional II
0
0
0
-
-
160
-
160
Execução e vivência prática do plano de estágio nas Instituições que promovam atividades relacionadas ao eixo de conhecimento saúde.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Exercício Físico para Grupos Específicos
38
2
40
-
-
-
-
40
Principais modificações organísmicas de ordem morfofuncionais observadas nas diversas populações: crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes. Caracterização de acometimentos fisiológicos com seu respectivo panorama epidemiológico no Brasil e no mundo; e o efeito da atividade física sobre as mesmas. Avaliação física e prescrição do exercício físico como fator de tratamento coadjuvante em acometimentos: metabólicos, mioarticulares (agudos e crônicos), cardiovasculares e respiratórios.
Atividades Aquáticas
70
10
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica, a natação como instrumento de desenvolvimento dos aspectos biopsicossociais. Processos básicos de iniciação da natação e estratégias pedagógicas. Teoria e prática dos estilos competitivos: crawl, costas, peito, borboleta, medley, revezamento. Noções básicas para atividades aquáticas para bebê e idoso. Oportunizar conhecimentos sobre as atividades praticadas no meio líquido como jogos e suas regras. Desenvolver atividades recreativas e lúdicas e preparar o aluno para a aprendizagem da hidroginástica.
TCC
78
2
80
-
80
-
-
80
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Atividades de Extensão IV
0
0
0
-
-
-
-
85
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena.
Estágio Curricular Profissional III
0
0
0
-
-
165
-
165
Execução e vivência prática do plano de estágio nas Instituições que promovam atividades relacionadas ao eixo de conhecimento saúde.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Educação Física e Políticas Públicas na Saúde, Cultura e Lazer
78
2
80
-
-
-
-
80
Sistema único de saúde – SUS: história, implantação e legislação. Educação Física na atenção primária, secundária e terciária à saúde. Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde. Educação Física - aspectos básicos e atenção à saúde das crianças, adolescentes, adultos e idosos. Estudo das relações Lazer, Esporte e Sociedade. Políticas públicas em esporte, cultura e lazer.
Eletiva
0
0
0
-
-
-
-
40
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Estágio Curricular Profissional IV
0
0
0
-
-
160
-
160
Execução e vivência prática do plano de estágio nas Instituições que promovam atividades relacionadas à atuação do profissional de Educação Física em áreas do eixo de conhecimento cultura e lazer.
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.