Educação Especial e Inclusiva - DISTÂNCIA
(Licenciatura)

INSCREVA-SE AGORA!

1. Dados pessoais
2. Contato
3. Finalizar
Habilitação Licenciatura

Duração 8 Semestres

Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação:
-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

TE: Teórca PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 0 0 0 - - - - 80
História da Educação 0 0 0 - - - - 80
Atividades Complementares 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 0 0 0 - - - - 80
Didática 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos da educação especial: aspectos históricos, legais e filosóficos 0 0 0 - - - - 80
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicomotricidade 0 0 0 - - - - 80
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social 0 0 0 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Libras 0 0 0 - - - - 80
Metodologia da Educação Infantil 0 0 0 - - - - 80
Teorias do Currículo 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 0 0 0 - - - - 80
Pedagogia Gestora 0 0 0 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atendimento Educacional Especializado (AEE) 0 0 0 - - - - 80
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia 0 0 0 - - - - 80
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, desortografia, dislex 0 0 0 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Metodologia da Educação Básica 0 0 0 - - - - 80
Deficiência Visual: fundamentos e metodologias 0 0 0 - - - - 80
Ensino da Língua Portuguesa para surdos 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias 0 0 0 - - - - 80
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias 0 0 0 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva 0 0 0 - - - - 80
Diversidade e educação 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Artes, Jogos e Música na Educação Especial 0 0 0 - - - - 80
Aprendizagem Motora 0 0 0 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 0 0 0 - - - - 80
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial 0 0 0 - - - - 80
Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista 0 0 0 - - - - 80
Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas 0 0 0 - - - - 140
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 0 0 0 - - - - 40
Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez 0 0 0 - - - - 140
Educação e Movimento humano 0 0 0 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Eletiva (Estatística ou Psicologia da Aprendizagem) 0 0 0 - - - - 80
Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas 0 0 0 - - - - 140
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação de Jovens e adultos 0 0 0 - - - - 80
Gestão dos Processos Educacionais Não-Escolares 0 0 0 - - - - 80

INSCREVA-SE AGORA!

1. Dados pessoais
2. Contato
3. Finalizar