Educação Especial e Inclusiva - DISTÂNCIA
(Licenciatura)
Habilitação Licenciatura

Duração 8 Semestres

Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação:
O UNIARAXÁ propõe aos seus graduandos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando-os para o exercício profissional em seu campo de atuação. Para tal, o discente deve: -Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Juliana de Oliveira Corrêa

Coordenador Titular

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 008/2020 de 07/05/20Centro Universitário

Bráulio Ramos da Silva

Mestre - Bráulio Ramos da Silva

brauliosilva@uniaraxa.edu.br

Currículo Lattes

Camilla Moreira Ribeiro

Doutor - Camilla Moreira Ribeiro

camillaribeiro@uniaraxa.edu.br

Currículo Lattes

Débora Riêra Dias Tavares

Especialista - Débora Riêra Dias Tavares

deboratavares@uniaraxa.edu.br

Currículo Lattes

Ivana Guimarães Lodi

Mestre - Ivana Guimarães Lodi

ivanalodi@uniaraxa.edu.br

Currículo Lattes

Maria Celeste de Moura Andrade

Doutora - Maria Celeste de Moura Andrade

celestemoura@uniaraxa.edu.br

Currículo Lattes

TE: Teórca PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
História da Educação 78 2 80 - - - - 80
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
Didática 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos 78 2 80 - - - - 80
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Libras 78 2 80 - - - - 80
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Psicomotricidade 78 2 80 - - - - 80
Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80
Atividades de Extensão I 0 0 0 - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
Atividades de Extensão II 0 0 0 - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia 78 2 80 - - - - 80
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, disortografia, dislex 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
Atividades de Extensão III 0 0 0 - - - - 50
Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias 78 2 80 - - - - 80
Ensino da Língua Portuguesa para Surdos 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
Atividades de Extensão IV 0 0 0 - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
Atendimento Educacional Especializado (AEE) 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Artes, Jogos e Música na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80
Aprendizagem Motora 78 2 80 - - - - 80
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
Atividades de Extensão V 0 0 0 - - - - 40

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas 0 0 0 - - 120 - 120

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
Atividades de Extensão VI 0 0 0 - - - - 40
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez 0 0 0 - - 140 - 140

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Eletiva 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas 0 0 0 - - 140 - 140

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
Atividades de Extensão VII 0 0 0 - - - - 40
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80

INSCREVA-SE AGORA!

Preencha seus dados para receber valores de investimento e uma consultoria completa sobre o curso!

1. Dados pessoais
2. CURSO SELECIONADO
3. FORMA DE INGRESSO
Agendado
ENEM
Portador de Diploma
Transferência Externa
4. Contato
Desejo receber informações sobre o processo seletivo do UNIARAXÁ e estou ciente e de acordo com a Política de Privacidade?
5. Finalizar