Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação:
-Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; -Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação; -Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional; -Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; -Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; -Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; -Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; -Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; -Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento; -Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social; -Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo; -Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso; -Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica; -Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; -Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
ATO DE AUTORIZAÇÃO:
Resolução 008/2020 de 07/05/20Centro Universitário
ATO DE RECONHECIMENTO:
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.