Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.
Formação:
O UNIARAXÁ propõe aos seus graduandos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando-os para o exercício profissional em seu campo de atuação. Para tal, o discente deve: -Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; -Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação; -Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional; -Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; -Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; -Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; -Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; -Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; -Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento; -Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social; -Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo; -Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso; -Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica; -Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; -Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.
A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escolanovistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas.
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira
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As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Componentes Curriculares
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Psicologia do Desenvolvimento e da Educação
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Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia: noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento.
Didática
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A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem.
Componentes Curriculares
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Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos
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Análise histórica da Educação Especial e compreensão das generalidades sobre o desenvolvimento, crescimento e seus desvios. Estudos dos aspectos legais em programas de ensino regular. Inclusão não é compaixão. História das pessoas com deficiência. Educação Especial e inclusiva. Bases legais para a inclusão e o Atendimento Educacional Especializado. Aspectos filosóficos, históricos, sociológicos e pedagógicos que norteiam o Atendimento Educacional Especializado. Perfil do Professor na perspectiva da Educação Inclusiva. O papel do professor na educação especial e no ensino comum.
Sociedade, Educação, Cultura e Identidade
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Cultura e Sociedades. A construção sociocultural das representações. Linguagem, Cultura e Identidade. Processos identitários e fronteiras culturais. Identidades complexas e hibridismo cultural. Identidades, práticas sociais e sociabilidades na Educação.
Componentes Curriculares
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Libras
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Línguas de Sinais e minoria linguística. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem surdez: aspectos históricos educacionais. Cultura surda e identidade. Implicações sócio psicológicas. Linguística da surdez. Direito linguístico dos surdos. Introdução a Língua de Sinais. Processo de aquisição de LIBRAS. Gramática Básica. Morfologia. Sintaxe. Semântica. Fonologia. Alfabeto. Léxico e vocabulário. Expressão corporal como elemento linguístico. Organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos. Noções básicas de escrita de sinais. Formação do educador de surdos. Código de ética dos interpretes.
Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social
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Noções de Ciclo Vital e de Psicologia do Desenvolvimento. Métodos de estudo do desenvolvimento humano. A influência genética e ambiental no desenvolvimento humano. Desenvolvimento pré-natal e nascimento. Desenvolvimento biológico, motor, cognitivo, psicológico e social.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Psicomotricidade
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Os fundamentos teórico-práticos de procedimentos mediadores e integradores psicomotores entre o agir, o sentir e o pensar no desenvolvimento infantil e, da ludicidade, como veículo da expressividade, afetividade e imaginação, possibilitadora de vínculos constantes de conhecimento e de identidade. O desenvolvimento neuromotor e sua relação com a psicomotricidade.
Teorias do Currículo
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Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica.
Atividades de Extensão I
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Métodos e Técnicas de Pesquisa
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Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica. Elaboração de citações e referências. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. Boas práticas e a ética na realização da pesquisa científica.
Pedagogia Gestora
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Abordagens sócio históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola. Políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Atividades de Extensão II
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Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia
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O cotidiano da escola e as relações sociais. Dificuldades de aprendizagem e a relação com o fracasso escolar. Novas políticas educacionais e processos psicopedagógicos. Aprendizagem e Educação matemática; O aprender e o não aprender; Distinção entre obstáculos de aprendizagem e obstáculos de escolarização na matemática. O papel da Família no processo de aprendizagem. Prevenção, avaliação e intervenção pedagógica.
Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, disortografia, dislexia
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A comunicação humana. Produção e apropriação da língua escrita na escola e suas principais dificuldades. Métodos para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem na fala e na escrita. Apropriação da leitura na escola e suas principais dificuldades. Metodologias para o trabalho com a disgrafia, a disortografia e a dislexia.
Componentes Curriculares
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Atividades de Extensão III
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Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias
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Atendimento Educacional Especializado de Libras e em Libras para o aluno com surdez e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Atendimento Educacional Especializado para o Ensino da Língua Portuguesa escrita: bases linguísticas e o fazer pedagógico. O processo de aquisição da língua portuguesa por sujeitos cegos. Relação entre língua de sinais e da língua portuguesa escrita. A escrita dos cegos. Avaliação, plano e intervenção educacional, estratégias e práticas de ensino, material pedagógico adaptado e tecnologias assistivas para a área da cegueira.
Ensino da Língua Portuguesa para Surdos
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Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade Surda. Prática de Libras: o alfabeto; expressões manuais e não manuais. Diálogos curtos com vocabulário básico, conversação com frases simples e adequação do vocabulário para situações informais.
Componentes Curriculares
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Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias
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Conceituando e caracterizando a Deficiência intelectual. Concepções sobre a deficiência intelectual. A escola comum diante da deficiência intelectual. A prática pedagógica na escolarização do aluno com deficiência intelectual: Currículo e Avaliação Pedagógica. Práticas de leitura e escrita com alunos com deficiência intelectual. O processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental e as possibilidades de ensino. Interação e mediação pedagógica. A importância da educação pelo movimento. Atividades lúdicas e psicomotoras inclusivas. Psicomotricidade: educação e terapia.
Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias
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Conceito de deficiências múltiplas, visual e auditiva; características; fatores determinantes; adaptação curricular para estudantes com deficiências múltiplas, auditivas e visuais; estratégias de ações na área pedagógica: modalidades organizativas de ensino; processo avaliativo. Noções de Orientação e Mobilidade. Deficiência múltipla e intervenção precoce. O Atendimento educacional especializado para os alunos com altas habilidades/superdotação, deficiências múltiplas e surdo cegueira: avaliação, plano e intervenção educacional, material pedagógico adaptado e tecnologias assistivas.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Atividades de Extensão IV
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Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva
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Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Políticas contemporâneas de educação especial brasileira e as proposições internacionais. Pressupostos sociais, educacionais e políticos. Escola e práticas organizativas, educacionais e curriculares numa perspectiva inclusiva Inclusão, sociedade, família e escola. Educação Especial e Inclusiva e mediação pedagógica. Desafios, atravessamentos e possibilidades de emancipação e de cidadania. Alteridade e relações de ensino.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
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Enfoque interdisciplinar do currículo, organizado de acordo com os projetos pedagógicos desenvolvidos no contexto do núcleo comum. Teorias construtivistas acerca do processo de desenvolvimento e de aprendizagem na educação básica. Práticas pedagógicas voltadas para turmas com alunos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano escolar da sala de aula inclusiva: análise, reflexão e elaboração de propostas e documentos pedagógicos que componham o histórico escolar do aluno, bem como contemplem a demandas de acessibilidade, adaptação e organização de recursos e procedimentos de ensino, tendo em vista a adequação curricular e avaliativa diante do processo de escolarização. Atendimento educacional especializado realizado segundo a perspectiva do Ensino Colaborativo.
Componentes Curriculares
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Artes, Jogos e Música na Educação Especial
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Diferenças– respeito e valorização; Solidariedade, alteridade, respeito e ações colaborativas; Autonomia e Independência; Atuação transversal nas disciplinas - elaboração e execução de metodologias, estratégias e recursos específicos aos alunos público-alvo da Educação Especial; Diferentes tipos linguagens e comunicação: verbal, não verbal e mediada; Valorização das Inteligências Múltiplas; Flexibilização de objetivos conceituais e avaliações para os alunos público-alvo da Educação Especial; Complementação e/ou suplementação do curricular no AEE. (Deficiência intelectual – promoção das funções cognitivas superiores; Surdez – ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na perspectiva do bilinguismo)
Aprendizagem Motora
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Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento motor. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento motor nas diferentes fases de maturação do indivíduo, da preconcepção até a terceira idade. Princípios teóricos relacionados ao ensino-aprendizagem e desempenho de habilidades motoras, nas suas diversas implicações: saúde/reabilitação, recreação/lazer e rendimento.
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Atividades de Extensão V
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Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva
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A construção cultural do corpo e da sexualidade; infância, pedagogias do corpo, das sexualidades e dos gêneros. Pedagogias culturais, educação e a produção de diferenças sexuais e de gênero na educação inclusiva. A formação de identidades de meninos e meninas na educação inclusiva. Principais temas relacionados a afetividade e sexualidade na educação inclusiva.
Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial
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Estudo dos pressupostos epistemológicos e vertentes teóricas acerca da avaliação educacional numa perspectiva histórica e conceitual abordando os níveis, tipos e modalidades de avaliação de sistemas, organizações, programas e projetos educacionais inclusivos. Análise dos indicadores e qualidade em educação a partir de experiências e práticas vigentes em avaliação educacional na Educação inclusiva. Principais correntes de pensamento que investigam os processos de avaliação inclusiva de forma indissociável com as teorias que tratam do estudo da didática e do processo de ensino/aprendizagem.
Componentes Curriculares
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Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista
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Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): atualidades na definição e classificação a partir do DSM-5. Intervenções terapêuticas, por faixas de desenvolvimento e áreas de atuação técnico-profissional. Desenvolvimento típico e atípico: conceitos fundamentais para identificar sinais de alerta no desenvolvimento infantil. Comportamentos frequentes da criança com TEA e consequente tratamento; Aspectos funcionais, comportamentais e sociais do TEA no contexto escolar. Inclusão e autismo.
Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas
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Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em empresas ou organizações, supervisionadas pela instituição e pela empresa, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Componentes Curriculares
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Atividades de Extensão VI
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Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
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História da Tecnologia Assistiva. Conceitos, legislações e Categorias da Tecnologia Assistiva; Aplicação na Educação inclusiva. Customização de recursos com materiais economicamente acessíveis. Atividades da vida diária: material escolar e pedagógico adaptado. Comunicação Aumentativa e Alternativa. Estabilidade Postural e aprendizado. Sexualidade e Deficiência Física. Atividades e brincadeiras como recursos para a aprendizagem do deficiente físico. Informática viabilizando a superação de barreiras educacionais e sociais.
Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez
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Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em empresas ou organizações, supervisionadas pela instituição e pela empresa, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Componentes Curriculares
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Eletiva
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Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas
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Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em empresas ou organizações, supervisionadas pela instituição e pela empresa, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho.
Componentes Curriculares
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Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
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Atividades de Extensão VII
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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Consiste na elaboração de um projeto, na área de conhecimento da Licenciatura em Geografia: Definição da pesquisa, contextualização do tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia e referências bibliográficas básicas. Terá a supervisão de um orientador dentre do quadro de professores do UNIARAXÁ. O trabalho será submetido por escrito aosupervisor do TCC / Coordenador do Curso.Normas da ABNT. Normas do UNIARAXA.
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.