Formar administradores dotados de visão crítico-construtiva, com habilidades técnica, humana e conceptual, com sensibilidade ética, profissional, social e ambiental e, com conhecimentos científicos que o capacite a compreender e inovar a realidade e, embasado nesses predicados, gerar e participar de processos para o melhor desempenho das organizações, dentro de um contexto globalizado, a partir de uma perspectiva humanista.
Formação:
O Curso de Administração visa formar um profissional detentor de um perfil generalista sólida base em planejamento, empreendimento, controle, direção, organização e gerenciamento. Este profissional, de formação humanística e visão global, deverá compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido, ser capaz de tomar decisões, buscar empreender por meio da análise crítica das organizações, antecipar e promover suas transformações com responsabilidade social, observar os valores da justiça e da ética; atuar em equipes multidisciplinares e compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
Doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal (02/06/2016) - Revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (18/11/2016). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (05/08/2002). Especialização em Economia de Empresas pelas Faculdades Integradas do Triângulo (13/08/1997). Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (21/12/1995). Atualmente é professor (Dedicação parcial) do Centro Universitário do Planalto de Araxá. É avaliador institucional do INEP desde 2019 com foco em credenciamento e recredenciamento de instituições que ofertam Educação à Distância. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Engenharia Econômica. Teorias de interesse: Teoria das Restrições, Teoria dos Stakeholders e Teoria da Dependência de Recursos.
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Empreendedorismo
78
2
80
-
-
-
-
80
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
0
0
0
-
-
-
20
20
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Ética
78
2
80
-
-
-
-
80
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade; O fator cultural na prática moral e ética da sociedade; A questão da pobreza e suas implicações éticas; Um olhar sobre as minorias; O desafio da violência no Brasil; Pensando sobre as questões de gênero e suas implicações.
Economia
78
2
80
-
-
-
-
80
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual.
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos
78
2
80
-
-
-
-
80
A importância do projeto na tomada de decisão empresarial. Estrutura e etapas de um projeto. Análise do microambiente (interno) empresarial, notadamente quanto aos pontos fortes e fracos da organização. Análise e identificação de ameaças e oportunidades de mercado enfocando o macro ambiente (externo). Localização e escala do empreendimento. Noções sobre os quadros financeiros do projeto. Análise quantitativa e critérios de decisão.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Contabilidade Básica
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos e definições de contabilidade. História da Contabilidade. Princípios Contábeis. Ativo, Passivo Patrimônio Líquido e Resultado. Noções de débito e crédito. Contas Patrimoniais e de Resultado, Noções de fechamento de balanço, noções de classificação dos lançamentos em suas respectivas contas do balanço.
Teoria da Administração
78
2
80
-
-
-
-
80
Bases históricas da Teoria Geral da Administração, Princípios da Teoria da Administração, Estudo da Administração Clássica, Científica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Decisão e Racionalização, Teoria da Burocracia, Abordagem Estruturalista, Abordagem Sistêmica e a Perspectiva Contingencial e as Novas Configurações Organizacionais.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Gestão de Pessoas e Equipes
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica da administração de Recursos Humanos. Os primórdios da relação de empresa. Revolução e o trabalho. As relações humanas no contexto empresarial, de Elton Mayo a Peter Druker. Procedimentos básicos para aplicação de RH. O planejamento de RH. Processo de administrar Recursos Humanos em diferentes realidades organizacionais. Gestão estratégica de pessoas. Desafios da gestão de RH. Tendências e Cenários futuros.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
78
2
80
-
-
-
-
80
A revolução industrial e seu impacto sobre a produção industrial. A função produção. História e planejamento industrial. Localização industrial. Instalações industriais. Arranjo físico. Layout de unidade fabril.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Recrutamento e Seleção de Pessoas
78
2
80
-
-
-
-
80
Recrutamento e seleção de pessoal; Tipos de recrutamento; Planejamento do recrutamento; Seleção de pessoal; Entrevistas de seleção; Processo final; Metodologia da orientação profissional.
Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística
78
2
80
-
-
-
-
80
Elementos conceituais; a posição da logística dentro do processo empresarial; a importância da logística para as empresas hoje; redução de custos através da otimização logística; estudos de casos empresariais, onde a logística representa o diferencial competitivo; problemas de decisão sobre distribuição de mercadoria.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Legislação Tributária e Societária
78
2
80
-
-
-
-
80
Empregado e empregador. Tutela do trabalho. Contratos de trabalho. Organização sindical. Composição salarial e seus adicionais. Direito de empresas. Atividades empresariais. Empresário. Sociedades. Estabelecimento. Registro, nome empresarial, prepostos e escrituração. Títulos de crédito. Contratos mercantis. Falência e recuperação da empresa.
Contabilidade Geral
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos e definições da contabilidade. História da contabilidade. Origem e Aplicação de Recursos. Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Partidas Dobradas. Noções de débito e de crédito. Contas patrimoniais e de resultado. Noções de fechamento do balanço patrimonial. A contabilidade como ferramenta de gestão. Introdução aos princípios fundamentais de contabilidade.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I
0
0
0
-
-
-
-
60
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em gestão de pessoas. Plano de Intervenção com ênfase em gestão de pessoas. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Matemática
78
2
80
-
-
-
-
80
Funções. Limites. Derivada. Integral.
Gestão da Qualidade e Produtividade
78
2
80
-
-
-
-
80
Qualidade: conceitos, evolução e aplicabilidade. Os programas de qualidade e como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Ferramentas Estatísticas da Qualidade.
Contabilidade e Análise de Custos
78
2
80
-
-
-
-
80
Produção contínua e por encomenda. Margem de contribuição. Margem de contribuição e limitações na capacidade de produção. Custeio variável. Relação custo/volume/lucro. Custo-padrão e análise de variações. Implantação de sistemas de custos.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Formação de Preços nas Empresas
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. S sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos.
Gestão Estratégica Organizacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução à Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processos de Controle Estratégico e Desempenho. Falhas Estratégicas.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Matemática Financeira
78
2
80
-
-
-
-
80
Sistemas de Informações Gerenciais
78
2
80
-
-
-
-
80
A empresa vista como um sistema: eficácia e eficiências empresariais. Conceitos básicos sobre o sistema de informação. Sistemas de informações gerenciais e estruturas organizacionais. Impactos do processamento eletrônico de dados nos sistemas de informação. Valor dos sistemas de informação para a empresa.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II
0
0
0
-
-
-
-
80
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em gestão de pessoas. Plano de Intervenção com ênfase em gestão de pessoas. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Inteligência Analítica em Pequenos Negócios
78
2
80
-
-
-
-
80
Natureza da pequena empresa: características da pequena empresa (aspectos administrativos, estruturas, recursos humanos, ambiente e tecnologia). Aspectos sociais. Constituição de empresas. Aspectos legais, organizacionais, gerenciais, operacionais e de mercado. Órgãos de apoio. Inteligência analítica em pequenos negócios. Sistemas de Business Intelligence (BI) em pequena empresa.
Controladoria
78
2
80
-
-
-
-
80
Processo de planejamento, execução e controle. Sistema integrado de informações. Contabilidade por responsabilidade. Função de controle na empresa. Gestão estratégica e qualidade total. Avaliação de desempenho. Responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade (“Accountability”).
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III
0
0
0
-
-
-
-
80
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em gestão de pessoas. Plano de Intervenção com ênfase em gestão de pessoas. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Administração Financeira e Orçamento Empresarial
78
2
80
-
-
-
-
80
Estrutura das demonstrações contábeis
78
2
80
-
-
-
-
80
Balanço Patrimonial. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração do Resultado do Exercício. Notas Explicativas.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução e conceitos de administração de materiais. Função e objetivos da administração de materiais. Planejamento e controle de estoques. Classificação e custos de estoques. Armazenagem. Sistemas e gestão de materiais. Movimentação de materiais. Administração de compras. Transporte e distribuição. Visão Logística. A função administrativa de recursos patrimoniais. Classificação, conservação e manutenção patrimoniais. Aquisição de recursos patrimoniais. Gestões modernas de materiais e patrimônios.
Administração da Produção
78
2
80
-
-
-
-
80
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica. Elaboração de citações e referências. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. Boas práticas e a ética na realização da pesquisa científica.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV
0
0
0
-
-
-
-
80
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em gestão de pessoas. Plano de Intervenção com ênfase em gestão de pessoas. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Comunicação Empresarial
78
2
80
-
-
-
-
80
Introdução à comunicação. Processos de comunicação na empresa. Meio, mensagem e ruído na comunicação empresarial. Tecnologias de comunicação empresarial. Sistemas de comunicações. Comunicação escrita. O uso dos equipamentos de telecomunicações. Os ícones, os índices e os símbolos como recursos comunicativos. O texto e sua função social.
Estatística
78
2
80
-
-
-
-
80
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Pesquisa Operacional
78
2
80
-
-
-
-
80
Natureza da Pesquisa Operacional. Modelagem: tipos, técnicas, modelos. Programação Linear. Problema de transporte. Simulação e modelos de estoque. Teoria das filas de espera. Risco e Incerteza. Planejamento Estratégico.
Sistema Financeiro e Mercado de Capitais
78
2
80
-
-
-
-
80
Sistema financeiro nacional: estrutura e funções. Mercado de ações: mercado primário e mercado secundário. Mercado de opções e mercados futuros. Factoring. Debêntures. Letras de câmbio. Comercial paper. Venture capital.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Contabilidade Gerencial
78
2
80
-
-
-
-
80
Fornecimento de informações e de subsídios para a tomada de decisões. As decisões de caráter corrente e as de natureza estratégicas. As avaliações de desempenho. Margens de contribuição por produto, cliente, modalidade de venda e local. A gestão dos custos: O problema dos custos necessários e desnecessários. O gerenciamento dos custos diante da estratégia da entidade. A avaliação de empresas: A reavaliação dos ativos e do patrimônio líquido. O fluxo de caixa descontado. O retorno de investimento. A análise da produtividade e economicidade. Descentralização: Preço de Transferência e Centro de Resultado.
Legislação Trabalhista e Previdenciária
78
2
80
-
-
-
-
80
Empregado e empregador. Tutela do trabalho. Contratos de trabalho. Organização sindical. Composição salarial e seus adicionais. Direito de empresas.
Componentes Curriculares
TE
PR
SU
IN
T
ES
AT
TOTAL
Análise das Demonstrações Financeiras
78
2
80
-
-
-
-
80
estrutura das demonstrações contábeis. Tipos de análises. Análise para a tomada de decisão gerencial.
Administração e Pesquisa Mercadológica
78
2
80
-
-
-
-
80
Evolução histórica do conceito de marketing. Marketing igual a mercadologia. O ambiente empresarial e sua dinâmica mercadológica. Sistemas integrados de marketing (4 A’S e 4 P’S). Sistema de informação de marketing. O planejamento empresarial e o marketing. Planejamento estratégico de marketing. O estudo do comportamento do consumidor. Fatores de maior influência o comportamento do consumidor. Pesquisa de marketing. Pesquisa mercadológica. Fontes de dados. Tipos de pesquisa. Amostras. Planejamento do projeto de pesquisa.
ATENÇÃO
Ao desmarcar esta opção, não conseguiremos te avisar sobre descontos, políticas de bolsas, resultados, datas de vestibular, novos processos seletivos, oportunidades únicas e outras informações relacionadas à educação.