• TESTE VOCACIONAL
  • INSCREVA-SE
Pedagogia - DISTÂNCIA
(Licenciatura)
Habilitação Licenciatura

Duração Semestres

Promover a formação do professor para o exercício do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa.
Formação
Profissional formado estará habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação e tecnologia, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Ana Paula Martins Ribeiro

Coordenador Titular

Mestre em Geologia pela Universidade de Brasília – UNB (2011).
Especialista em Geoprocessamento Ambiental pela Universidade de Brasília – UNB (2013).
Bacharel em Geografia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2014).
Licenciada em Geografia pela União Pioneira de Integração Social - UPIS (2006).
Atua como Pesquisadora e Coordenadora dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Licenciatura em Pedagogia na modalidade de Educação a Distância (EaD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ).
Atuou de 2010 a 2017 como Professora Autora, Professora Supervisora e Tutora no curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância da Universidade de Brasília (EaD/UnB). Atuou de 2015 a 2017 como Diretora de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR).
Têm experiência em Geociências, com ênfase na área de Educação Superior em Geologia e Geografia Física; bem como nas áreas de pesquisa em Mineralogia, Petrologia e Sedimentologia, na Universidade de Brasília (UnB). Em Ciências Humanas, como professora de geografia nos níveis Fundamental e Médio, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E como assistente de curadoria no Museu de Geociências da Universidade de Brasília (MGeo/UnB), trabalhando com conservação de acervo; descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis; no desenvolvimento de um inventário de peças; auxiliando na organização de eventos; e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicado 10/05/18Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares (Fundamentos da EAD) 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Educação e Novas Tecnologias 78 2 80 - - - - 80
Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Sociologia da Educação 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Didática 78 2 80 - - - - 80
Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura 38 2 40 - - - - 40
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento 38 2 40 - - - - 40
Alfabetização e Letramento 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Organização do Trabalho Pedagógico 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
Libras 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil 38 2 40 - - - - 40
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade - - - - - - - 40
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática 78 2 80 - - - - 80
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências - - - - - - - 40
Estágio Supervisionado I - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Metodologia e Prática do Ensino da História 78 2 80 - - - - 80
Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas 78 2 80 - - - - 80
Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Políticas Afirmativas e de Inclusão 38 2 40 - - - - 40
Estágio Supervisionado II - - - - - - - 100

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Organização do Tempo e Espaço no Ensino Fundamental 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
Estágio Supervisionado III - - - - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Educação de Jovens e Adultos 78 2 80 - - - - 80
Pedagogia Hospitalar: Teoria e Atividades Práticas 38 2 40 - - - - 40
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Pedagogia Empresarial: Teoria e Atividades Práticas 38 2 40 - - - - 40
Estatística Aplicada a Educação 38 2 40 - - - - 40
Arte e Educação 78 2 80 - - - - 80
Estágio Supervisionado IV - - - - - - - 50

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Avaliação da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Literatura Infantil e Musicalização em Ambientes Educacionais 78 2 80 - - - - 80
Atividades Práticas: Metodologias Ativas de Aprendizagem 78 2 80 - - - - 80
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia 78 2 80 - - - - 80
Trabalho de Conclusão de Curso - - - - - - - 80
Estágio Supervisionado V - - - - - - - 100
Laboratórios utilizados pelo Curso
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação