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Gestão Comercial - DISTÂNCIA
(Tecnológico)
Habilitação Tecnológico

Duração Semestres

Oportunizar a construção do conhecimento específico da cadeia comercial, gerando conhecimentos e competências para qualificar os egressos para a prática gerencial e a tomada de decisão para a obtenção de resultados sustentáveis.
Formação
O curso visa formar profissionais para o desempenho de tarefas próprias de administração comercial, tendo como diferencial competitivo o conhecimento de técnicas de gestão de negócios de última geração. O curso aborda as diversas formas de intervenção comercial, assim como o varejo, o atacado e a representação, estando em perfeita consonância com o competitivo mercado brasileiro, que, nos últimos anos, passou por mudanças, com uma acentuada participação de grandes empresas comerciais globais, seja em aquisições societárias ou mesmo na montagem de seus pontos de vendas.
O curso alia a teoria à prática, com predominância no saber fazer. Informação e conhecimento são fatores fundamentais para o sucesso do gestor comercial, pois permitem que ele analise seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para que possa conseguir vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, adequando-se às forças do seu macro ambiente.
Assim sendo, o curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância do UNIARAXÁ terá como ponto central a formação do gestor que:
• Articula e decide sobre as vendas em negócios diversos.
• Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
• Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado.
• Planeja pesquisas de mercado.
• Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes.
• Gerencia sistemas de informações comerciais.
• Define métodos de formação de preços considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente.
• Gerencia a área comercial de uma organização.
• Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
No mundo globalizado que se caracteriza pela competência, a concorrência determina os parâmetros de conduta do mercado consumidor, seja ele interno ou externo, objetivando a formação de profissionais capazes de analisar e interpretar a realidade, com vistas à sua transformação. Essas competências incluem a postura pluralista, flexível e interdisciplinar e a consciência da necessidade da constante atualização e aperfeiçoamento da prática social.
Para que o aluno possa engajar-se ainda mais rapidamente no mercado de trabalho, o Curso é dividido em módulos semestrais. Ao final de cada módulo, ele poderá receber um certificado que atesta sua capacidade para exercer novas responsabilidades de vendas nas empresas, mostrando-o mais preparado para seguir uma carreira promissora no ramo da gestão comercial e, ao final o acadêmico recebe o diploma de conclusão do curso.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Ricardo de Oliveira Ramalho

Coordenador Titular

Mestrando em EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Pós-graduando em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Especialista em DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA (2016), PEDAGOGIA EMPRESARIAL E EDUCAÇÃO CORPORATIVA (2015), MBA em PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA (2013). Graduado em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (2011). Possui vários cursos de aperfeiçoamento e artigos publicados em revistas e periódicos. Foi Coordenador de Recursos Humanos do Grupo Kamel, Secretário Executivo da Fundação de Desenvolvimento para o Turismo de Araxá e Região, Auditor do Grupo Zema e ainda atuou como Professor e Coordenador Pedagógico do Projeto de Educação Profissional PROJOVEM Trabalhador. Atualmente é Diretor Executivo, Consultor e Palestrante da PERSONA Consultores Associados. Professor Universitário, membro da CPA e CPSA, Gestor do Setor de RH e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (EAD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ),

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de Janeiro de 2018, publicada no DOU 17/01/2018.

TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Economia 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares (Fundamentos da EAD) 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Contabilidade Básica 78 2 80 - - - - 80
Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Gestão da Qualidade e Produtividade 78 2 80 - - - - 80
Gestão de Pessoas e Equipes 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
78 2 80 - - - - 80
Teoria da Administração 78 2 80 - - - - 80
Matemática 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Administração e Pesquisa Mercadológica 78 2 80 - - - - 80
Estatística 78 2 80 - - - - 80
Sistemas de Informações Gerenciais 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Comércio Eletrônico e Mídias Digitais 78 2 80 - - - - 80
Contabilidade Geral 78 2 80 - - - - 80
Legislação Tributária e Societária 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 20 - 20 - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Matemática Financeira 80 - 80 - - - - 80
Contabilidade e Análise de Custos 78 2 80 - - - - 80
Legislação Trabalhista e Previdenciária 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Formação de Preços nas Empresas 78 2 80 - - - - 80
Comércio Exterior 78 2 80 - - - - 80
Trabalho de Conclusão de Curso 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares 20 - 20 - - - - 20
Laboratórios utilizados pelo Curso
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação