• TESTE VOCACIONAL
  • INSCREVA-SE
Engenharia Ambiental e Sanitária - Híbrido - DISTÂNCIA
(Bacharelado)
Habilitação Bacharelado

Duração Semestres

A Engenharia Ambiental e Sanitária busca criar, desenvolver e aplicar conhecimento científico e tecnológico para diagnóstico de problemas que afetam o meio ambiente, planejar, prevenir e projetar soluções, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável, gerando progresso com o mínimo de impacto ao meio ambiente.
Formação
O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem como objetivo a formação de um profissional com ampla base técnico-científica, capacitado para uma atuação crítica, reflexiva e ética.

O Engenheiro Ambiental deve entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Pedro Diamante Miranda

Coordenador Titular

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(2006), graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Rondônia(2012) e especialização em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação(2015).
Atualmente é Professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá.
Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil - Obras Pesadas.

ATO DE AUTORIZAÇÃO:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicado 10/05/18Centro Universitário

ATO DE RECONHECIMENTO:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018.

TE: Teórica PR: Prática SU: Subtotal IN: Integrador T: TCC ES: Estágio AT: Atividade Complementar


Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Ética - - - - - - - 80
Economia 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares (Fundamentos da EAD) - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Desenho Técnico 38 22 60 - - - - 80
Leitura e Produção de Textos - - - - - - - 80
Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
Engenharia e Profissão - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Algoritmos e Programação 58 22 80 - - - - 80
Geometria Analítica e Álgebra Linear 78 2 80 - - - - 80
Princípios de Matemática 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Cálculo Integral e Diferencial de Func. de uma Variável 78 2 80 - - - - 80
Química Geral - Teórico Experimental 58 22 80 - - - - 80
Probabilidade e Estatística 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Cálculo Integral e Diferencial de Func. de Várias Variáveis 78 2 80 - - - - 80
Engenharia de Segurança e Ergonomia 78 2 80 - - - - 80
Ecossistemas Aquáticos e Terrestres 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Direito Ambiental 78 2 80 - - - - 80
Física: Mecânica 58 22 80 - - - - 80
Termodinâmica e Ondulatória 58 22 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Química Aplicada à Engenharia Ambiental e Sanitária 40 40 80 - - - - 80
Ciência e Tecnologia de Materiais 60 20 80 - - - - 80
Mecânica e Resistência dos Materiais 40 40 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Ecologia Geral 78 2 80 - - - - 80
Topografia 58 22 80 - - - - 80
Fenômenos de Transporte 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Microbiologia Ambiental 78 2 80 - - - - 80
Climatologia, Meteorologia e Poluição Atmosférica 78 2 80 - - - - 80
Hidráulica e Drenagem Pluvial 58 22 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Recursos Naturais e Manejo de Áreas Degradadas 78 2 80 - - - - 80
Elétrica e Eletromagnetismo 58 22 80 - - - - 80
Geologia e Mecânica dos Solos 58 22 80 - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Hidrologia 40 40 80 - - - - 80
Modelagem de Sistemas Ambientais 58 22 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Instalações Hidráulicas Prediais 78 2 80 - - - - 80
Recursos Hídricos: Gestão e Qualidade 58 22 80 - - - - 80
Saneamento de Alimentos - - - - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Sensoriamento Remoto e Sistemas de Inform. Geográfica 58 22 80 - - - - 80
Saúde Ambiental e Controle de Vetores 78 2 80 - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Estágio Curricular em Engenharia I - - - - - - - 80
Avaliação de Impactos Ambientais 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Sistema de Tratamento e Abastecimento de Água 78 2 80 - - - - 80
Trabalho de Conclusão de Curso I - - - - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Recursos Energéticos 78 2 80 - - - - 80
Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Licenciamento Ambiental - - - - - - - 80
Sistemas de Tratamento de Águas e Residuárias 78 2 80 - - - - 80

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Mineração, Metalurgia e Meio Ambiente 78 2 80 - - - - 80
Estágio Curricular em Engenharia II - - - - - - - 80
Atividades Complementares - - - - - - - 20

Componentes Curriculares TE PR SU IN T ES AT TOTAL
Planejamento e Gestão Ambiental - - - - - - - 80
Trabalho de Conclusão de Curso II - - - - - - - 80
Laboratórios utilizados pelo Curso
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação